publicidade

Espécie de gorila mais rara do mundo é vista em 'reunião de família'

10/07/2020 às 13:002 min de leitura

Os gorilas-do-rio-cross são uma espécie extremamente rara de gorila e estão correndo seriíssimos riscos de extinção, com apenas 300 destes primatas ainda vivos pelo mundo. Esses animais ficam pelas florestas das montanhas da fronteira entre a Nigéria e Camarões, um local de difícil acesso. Porém, pesquisadores conseguiram fazer imagens de um grupo desses bichos com direito a momento fofura. 

A importância do vídeo dos gorilas-do-rio-cross

Para se ter uma ideia da importância do momento, as filmagens em que aparecem os primatas são extremamente raras e, este grupo específico, nunca tinha sido visto antes. Os pesquisadores contam que, normalmente, sabe-se da existência destes gorilas pelos rastros que eles deixam, como, por exemplo, ninhos, trilhas de alimentação e esterco. 

Entretanto, o projeto Cross River Landscape, criado pela Wildlife Conservation Society da Nigéria, conseguiu pegar os animais em câmera. O caso aconteceu na região da Mbe Mountains e trouxe esperança para os pesquisadores. 

Sinal positivo para a espécie Gorilla gorilla diehli

O aparecimento dos primatas trouxe uma enorme esperança para os ambientalistas. Atualmente, a Wildlife Conservation Society e a Conservation Association of The Mbe Mountains está tentando conscientizar o mundo da importância de cuidar destes animais. Segundo eles, as imagens feitas em câmera dos gorilas é um ótimo sinal. 

Primeiro porque é um grupo que nunca havia sido visto antes pelos pesquisadores, mostrando um crescimento do grupo. Porém, o que deixou as pessoas mais felizes foi a presença de gorilas jovens nas imagens. O grande número de bebês e primatas menores também rendeu alguns momentos fofinhos nas filmagens, como aquele gorilinha agarrado na garupa do adulto.

Um pequeno gorila-do-rio-cross agarrado nas costas de um primata adulto da espécie. (Fonte: WCS Nigeria/Reprodução)Um pequeno gorila-do-rio-cross agarrado nas costas de um primata adulto da espécie. (Fonte: WCS Nigeria/Reprodução)

Dessa forma, as imagens feitas apresentam que os esforços de todos os ambientalistas está valendo a pena e os animais estão conseguindo expandir o grupo. A última vez que um gorila-do-rio-cross havia sido visto foi em 2017, quando apareceu na área protegida de Afi Mountain Wildlife Sanctuary, na Nigéria.

publicidade

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: