
Estilo de vida
14/07/2020 às 13:30•2 min de leitura
O artigo intitulado “Transmissão transplacentária de infecção por SARS-CoV-2”, publicado na terça-feira (14), na revista Nature, comprovou que bebês podem contrair covid-19 de suas mães, durante a gestação. O estudo foi conduzido por médicos franceses do Hospital Pediátrico Antoine Béclère, em Paris, e liderado pelo médico Daniele De Luca.
O artigo relata o caso de uma mulher de 23 anos, grávida de um menino há mais de 35 semanas, que foi internada no dia 24 de março, apresentando sintomas como febre e tosse. A paciente testou positivo para o coronavírus, e deu à luz em um parto cesárea.
Assim que nasceu, o bebê foi encaminhado à unidade de tratamento intensivo, e também acabou testando positivo para o vírus. Segundo os médicos, seu cérebro apresentava evidências de inflamação causada pela doença. A vírus chegou à corrente sanguínea do bebê por meio da placenta.
A equipe médica descartou a possibilidade de a infecção ter ocorrido após o nascimento, por meios virais ou bacterianos, pois “a placenta apresentou sinais de inflamação intervilosa aguda e crônica, consistente com o estado inflamatório materno sistêmicos grave, desencadeado pela infecção por SARS-CoV-2”.
Após 18 dias de internação, ele já estava recuperado e recebeu alta do hospital.
Fonte: Pixabay/Reprodução
Até agora, havia alguns pequenos estudos sugerindo a possibilidade de mães poderem transmitir covid-19 para seus bebês, ainda durante a gestação, mas tudo não passava de suposição.
É o caso de uma pesquisa realizada na Itália, entre março e abril, envolvendo 31 mulheres grávidas. Alguns dos bebês dados à luz haviam testado positivo, mas o estudo não pôde determinar se a infecção havia ocorrido antes ou após o parto.
O estudo francês do Antoine Béclère foi o primeiro a comprovar essas suspeitas. Mesmo assim, De Luca, afirmou que casos como esses são muito raros, e que as mulheres grávidas são precisam entrar em pânico. Nos dias de hoje, a gravidez é um processo muito controlado, e há várias medidas que podem ser tomadas para evitar danos ao bebê.
Bebê contraiu covid-19 ainda no útero, segundo médicos franceses via TecMundo
As orelhas dos elefantes africanos são as maiores do reino animal.
Moldados pela natureza. os gogottes parecem uma versão abstrata das esculturas de Fernando Botero, pelas suas formas volumosas e curvas suaves.
Um programa inovador conecta famílias à história e ao sabor único de pêssegos quase extintos.
Pesquisador de zoologia afirma que os polvos são a espécie com maiores condições de povoar a Terra em nosso lugar.
Por que um avião magnífico que voava a 2,17 mil km/h, a 18 mil metros de altura, teve que ser descontinuado?
Apesar da intensa atividade solar, não conseguimos ouvir nada aqui da Terra. Por quê?
Entenda o que está por trás da duração dos voos e veja como isso impacta a sua próxima viagem.
De acordo com pesquisadores, nascimento de gêmeos em ninhadas um dia já foi o padrão no processo de evolução dos primatas.