NASA anuncia conferência sobre o Neowise; veja fotos do cometa

15/07/2020 às 06:002 min de leitura

Você viu aqui no Mega Curioso que um cometa chamado Neowise está deixando sua marca pela Terra, havendo registros espetaculares capturados ao redor do mundo. Caso esteja no Hemisfério Norte, logo pode ser a sua vez de enxergá-lo a olho nu. Por exemplo, ele já é observado nos céus do Reino Unido, próximo à constelação de Lynx. Nos próximos dias, seguirá gradualmente para a Ursa Maior, ficando próximo de uma das estrelas Thalitha, as "patas do animal".

O nome oficial do corpo celeste é C/2020 F3, tendo sido descoberto em março por astrônomos através do telescópio Wide-field Infrared Survey Explorer (lançado pela agência espacial em 2009), equipamento responsável pela realização de mais de 980 mil medições de infravermelho de 37.009 objetos diferentes do Sistema Solar, incluindo 195 cometas.

Mt. Hood National Forest, nos Estados Unidos.Mt. Hood National Forest, nos Estados Unidos.

Chance única na História

Nas últimas semanas, o objeto que está encantando seres humanos desenvolveu uma cauda curva, composta de partículas de poeira ejetadas pelo corpo principal à medida que ele é aquecido pelo Sol. A trilha, por sua vez, captura a luz do Astro Rei e se torna brilhante no céu noturno. Imagens de longa exposição, inclusive, exibem uma segunda cauda azul, produzida possivelmente por radiação ultravioleta e interação com partículas originadas de ventos solares. 

Para enxergar tudo isso, como dito, equipamentos especiais são dispensáveis. Entretanto, a olho nu, o Neowise aparece como uma estrela nebulosa com um leve tom acinzentado emanado ao redor. Um par de binóculos simples, por outro lado, mostrará tudo com mais clareza.

O céu de Paris também ficou mais brilhante.O céu de Paris também ficou mais brilhante.

Não é necessário correr para vê-lo, uma vez que ele promete continuar exposto durante todo o mês de julho. Infelizmente, sua viagem não parará por aqui. Dando continuidade à órbita elíptica de 6,8 mil anos, logo o cometa se distanciará da Terra, não se esquecendo de, ainda assim, dar um "oi" mais caloroso. Em 23 de julho, estará no ponto mais próximo daqui – a apenas 103 milhões de quilômetros de distância.

Para os curiosos de plantão

Se você ficou curioso com as peripécias do Neowise, terá a possibilidade de enviar suas perguntas à NASA. Nesta quarta-feira (15), às 16h (horário de Brasília), especialistas participarão de uma transmissão pública realizada ao vivo pela agência em seus canais oficiais.

Para participar, basta postar sua pergunta no Twitter com a hashtag #AskNASA ou deixar seu comentário nas seções de outras redes. Caso queira apenas acompanhar o evento, é só conferir o player abaixo e aproveitar as informações.

NASA anuncia conferência sobre o Neowise; veja fotos do cometa via TecMundo

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: