Lua 'vira' espelho e ajuda na busca por vida extraterrestre

06/08/2020 às 13:301 min de leitura

Em um estudo publicado recentemente, cientistas contam que observaram a Terra durante o eclipse lunar ocorrido em 20 de janeiro de 2019 e que se depararam com fenômenos um tanto quanto incomuns. Ao mesmo tempo em que, utilizando o Hubble, detectaram ozônio na atmosfera de nosso planeta, indiretamente, capturaram uma luz específica ricochetada no satélite natural, vista por causa da presença desse elemento na camada terrestre.

Já que a Lua pôde ser utilizada como uma espécie de espelho e revelou a novidade, os responsáveis pela pesquisa sugeriram que o mesmo pode ser aplicado na procura por sinais de vida extraterrestre.

De acordo com eles, esta foi a primeira vez na qual um eclipse foi analisado a partir de comprimentos de onda ultravioleta com o suporte de um telescópio espacial. "Encontrar o gás desta maneira é algo significante, pois ele é um subproduto fotoquímico do oxigênio molecular, um subproduto de vida", explica Allison Youngblood, autora principal do artigo e membro do Laboratory for Atmospheric and Space Physics.

Primeiro passo

Caso a metodologia funcione em outros corpos celestes, pode trazer um indicativo forte do potencial de existir algo a mais em seus territórios – considerando que o ozônio protege a Terra absorvendo radiação. "Como reconheceríamos um planeta habitável ou desabitado se o víssemos? Como ele se pareceria com as técnicas que os astrônomos têm à sua disposição?", questiona Allison.

Claro que seria necessário mais que um tipo de luz para que descobríssemos que não estamos sozinhos no Universo. Como ressalta Youngblood, precisamos de "outras assinaturas espectrais além do ozônio, e essas assinaturas não podem necessariamente ser vistas na luz ultravioleta." De qualquer forma, este já é um começo a tanto para o direcionamento de pesquisas.

"É por isso que é importante desenvolver modelos do espectro da Terra como referência para categorizar atmosferas de exoplanetas", finaliza a cientista.

Lua 'vira' espelho e ajuda na busca por vida extraterrestre via TecMundo