'Toupeira' da NASA consegue se enterrar no solo de Marte

11/08/2020 às 14:302 min de leitura

Após mais de um ano tentando perfurar a superfície de Marte, o instrumento de escavação anexado à sonda InSight Mars, da NASA, finalmente conseguiu se enterrar na areia, para medir a temperatura no interior do solo do Planeta Vermelho. A novidade foi divulgada ontem (10) pelo Centro Aeroespacial Alemão (DLR).

O equipamento chamado HP³, apelidado de “toupeira”, agora está praticamente todo coberto de areia, ficando apenas a tampa traseira e uma pequena parte do seu casco ainda de fora, conforme as informações do DLR. Com isso, ele pode obter o atrito necessário para continuar o trabalho de perfuração, até atingir uma profundidade de 3 metros.

A equipe responsável por operar o instrumento revelou ainda ter averiguado uma melhora nas medições dos contatos térmico e mecânico da toupeira, em comparação com os dados anteriores, após ela conseguir se enterrar por completo no solo marciano.

Na imagem mais recente, o instrumento já está quase totalmente coberto de areia e no interior do solo.Na imagem mais recente, o instrumento já está quase totalmente coberto de areia e no interior do solo.

Na sequência, espera-se que o próprio robô comece a cavar sozinho, sem precisar da ajuda do módulo principal. Dessa forma, poderá dar sequência à missão de realizar medições geofísicas em Marte, explorando a estrutura interna do planeta e o seu equilíbrio térmico, na região da Elysium Planitia, onde a nave pousou, em novembro de 2018.

Sessão de marteladas

Em junho, a toupeira da NASA teve que passar por uma “sessão de marteladas” para voltar a escavar o solo marciano. A equipe do DLR havia retirado-a do trabalho, para verificar o seu estado, e no retorno, ela precisou contar com esta ajuda inusitada na sequência da perfuração.

Após a manobra arriscada, os pesquisadores resolveram fazer uma raspagem ao longo da área onde o equipamento está enterrado, para conferir se o HP³ precisava de um novo empurrão. Assim, eles descobriram que a toupeira já estava praticamente toda dentro do buraco, ao contrário do esperado.

'Toupeira' da NASA consegue se enterrar no solo de Marte via TecMundo

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: