NASA liga baterias do helicóptero Ingenuity pela 1ª vez no espaço

18/08/2020 às 09:002 min de leitura

Na primeira semana de agosto, a NASA deu um importante passo no objetivo de explorar a superfície de Marte. O helicóptero Ingenuity — projetado para sobrevoar o Planeta Vermelho — teve suas seis baterias de íon-lítio ativadas e carregadas pela primeira vez no Espaço Sideral. 

A aeronave de 1,8 kg é o primeiro modelo projetado pela NASA para voar em outro planeta. Atualmente, o Ingenuity segue em direção a sua missão dentro do rover Perseverance, que foi lançado da Terra no dia 30 de julho.

Carregando as baterias do Ingenuity

(Fonte: NASA/JPL-Caltech)(Fonte: NASA/JPL-Caltech)

O helicóptero tem feito sua trajetória em direção a Marte dentro da "barriga" do robô automóvel da NASA. É neste lugar que o Ingenuity consegue se aproveitar do sistema de energia do Perseverance para abastecer suas baterias.

No dia 13 de agosto, a agência espacial americana liberou um comunicado oficial explicando o sucesso da operação. "Como tudo funcionou como esperávamos durante o voo, nós realizaremos essas mesmas atividades a cada duas semanas para manter um nível de carga aceitável na aeronave", disse o líder de operações da missão, Tim Canham.

De acordo com Canham, essa foi a primeira vez que NASA conseguiu realizar um test drive nos sistemas do helicóptero desde sua partida a Marte. As baterias foram carregadas em 35% da sua capacidade máxima para otimizar seus tempos úteis de vida.

No dia 21 de fevereiro de 2021, data planejada para a chegada ao planeta vermelho, o Ingenuity desacoplará do rover e fará alguns voos pioneiros pela superfície local, utilizando a própria luz solar para abastecer seus sistemas.

Missões futuras no Espaço

(Fonte: NASA/JPL-Caltech)(Fonte: NASA/JPL-Caltech)

A NASA espera que o sucesso na operação Ingenuity abra diversas portas para a exploração no futuro próximo. Caso a espaçonave sobreviva no duro ambiente de Marte, esse poderia ser um sinal de que é possível estabelecer missões aéreas com robôs no Espaço.

"Nós ainda temos uma série de procedimentos a serem completados antes de podermos tentar o primeiro voo experimental em um outro planeta, mas nós nos sentimos muito confiantes para o futuro neste momento", ressaltou a gerente do projeto Ingenuity, MiMi Aung.

A aeronave será pilotada remotamente por humanos na Terra e circulará no céu por um período de 30 dias marcianos — o equivalente a 31 dias terráqueos. 

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: