Oumuamua: objeto estranho no Sistema Solar volta a intrigar cientistas

Oumuamua: objeto estranho no Sistema Solar volta a intrigar cientistas

Último Vídeo

Desde que foi descoberto no Sistema Solar em 2018, o objeto interestelar Oumuamua tem intrigado cientistas. Uma observação mais detalhada revelou que o misterioso OVNI está em processo de aceleração, mas ainda não se tem uma explicação concreta sobre isso.

A suposição de Avi Loeb, astrofísico da Universidade de Harvard, é de que o objeto possa estar sendo impulsionado por tecnologia alienígena por meio de uma máquina larga e milimétrica que é acelerada de acordo com a radiação solar.

As hipóteses de fenômenos naturais 

Criação de artista do objeto interestelar. (Fonte: ESO/M. Kornmesser/Wikimedia Commons)
Criação de artista do objeto interestelar. (Fonte: ESO/M. Kornmesser/Wikimedia Commons)

A teoria da tecnologia alienígena não é consenso entre os cientistas. Em junho deste ano, um grupo de pesquisa lançou a hipótese de que o Oumuamua é acelerado por meio da explosão não-visível de hidrogênio sólido em sua superfície. 

Também existe outra possibilidade que relaciona o objeto a um fenômeno natural. Em um artigo publicado na The Astrophysical Journal Letters, os astrofísicos Darryl Seligman e Gregory Laughlin propõem que o Oumuamua tenha sido um cometa feito parcial ou totalmente de hidrogênio molecular. 

Para explicar o motivo de o objeto não ter uma cauda de cometa visível e de sua aceleração não ter coma, a hipótese se apoia na teoria dos icebergs de hidrogênio, vindos de partes muito frias do espaço. 

De todas as substâncias que poderiam explicar a aceleração sem coma, os cientistas acreditam que o hidrogênio é a mais próxima de um esclarecimento. 

O comportamento incomum do objeto 

Não há consenso sobre o que move o objeto. (Fonte: Interpott.nrw Unser Kosmos / Wikimedia Commons)
Não há consenso sobre o que move o objeto. (Fonte: Interpott.nrw Unser Kosmos / Wikimedia Commons)

Mas as teorias não explicam totalmente as particularidades desse estranho objeto com formato de charuto. Os astrofísicos Avi Loeb e Thiem Hoang rebateram as duas hipóteses citadas acima.

Sobre a hipótese da propulsão por hidrogênio, eles argumentam que isso não funcionaria em um ambiente real. Eles também descartaram a teoria de que Oumuamua seria um cometa e da sua explicação embasada no icebergs de hidrogênio. 

De acordo com os cientistas, até mesmo a luz das estrelas nas partes frias do espaço seria capaz de aquecer os pedaços de hidrogênio sólido, impedindo que eles se agrupassem para formar um corpo do tamanho do Oumuamau. 

Enquanto o debate continua, os cientistas percorrem mais possibilidades para explicar o objeto interestelar. 

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.