Força Aérea dos EUA escolhe seu próximo veículo voador de combate

25/08/2020 às 06:302 min de leitura

O alto comando das forças armadas dos EUA foi a campo no último dia 20 para ver os testes do que pode ser seu próximo veículo leve de combate – voador, bem entendido. Lembrando levemente os gadgets do desenho animado Os Jetsons, o chamado veículo elétrico de decolagem e pouso vertival (eVTOL) tem nome: é o Hexa, da empresa LIFT Aircraft,  candidata a parceira da Força Aérea no projeto.

O Hexa é um dos modelos de eVTOL a concorrer ao contrato com a Força Aérea americana.O Hexa é um dos modelos de eVTOL a concorrer ao contrato com a Força Aérea americana.

O Hexa tem 18 rotores independentes e leva apenas uma pessoa de cada vez. Além de obviamente voar, ele também pode flutuar na água graças a quatro boias (opcionais, a depender da configuração.desejada).

A plataforma deve desenvolver alta velocidade, mas com níveis baixos de ruídos – necessário para o “transporte de combatentes através das linhas inimigas para ser feito por aeronaves convencionais de levantamento vertical".

Verba e projetos

O projeto está inserido na iniciativa do governo americano chamado Agility Prime, que tem como objetivo “acelerar o mercado comercial de veículos de mobilidade aérea avançada". No caso específico das forças armadas dos EUA, o governo estava à procura de um veículo voador semiautônomo para ser usado por suas forças de operações especiais.

Em fevereiro, a Força Aérea lançou a chamada por empresas que quisessem apresentar seus projetos de veículos voadores capazes de transportar soldados e suprimentos para o campo de batalha. Na ocasião, o chefe de aquisições da força militar, Will Roper, brincou que “agora é o momento perfeito para tornar os carros dos Jetsons reais com o Agility Prime”.

Há mais de 15 fabricantes de aeronaves do mundo na fila para apresentar seus protótipos e assim conseguir o contrato que dará ao Agility Prime uma frota de 30 veículos até 2030. De acordo com Will Roper, a Força Aérea deve gastar este ano US$ 25 milhões no programa de aquisição de eVTOLs.

Força Aérea dos EUA escolhe seu próximo veículo voador de combate via TecMundo

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: