Ratel ou Texugo-do-mel: conheça esses adoráveis e ferozes animais

30/08/2020 às 05:002 min de leitura

Você já ouviu falar sobre o ratel ou texugo-do-mel? Caso sua resposta negativa, essa é a hora de conhecer a representação de “as aparências enganam” dentro do reino animal.

Extremamente adorável e encantador, um ratel pode ser uma criatura mortífera. Membro da família de mamíferos Musteridae, essa espécie é parente próxima das fuinhas, lontras e outros texugos. Porém, ele possui uma reputação muito mais agressiva que seus familiares.

Afinal, qual é a verdadeira força de um texugo-do mel? Confere só!

O que é um ratel?

(Fonte: Wikimedia Commons/Reprodução)(Fonte: Wikimedia Commons/Reprodução)

Um ratel costuma ter o mesmo tamanho de um cachorro de pequeno a médio porte e pesa entre 6 e 14 kg. Ao contrário do que sua aparência sugere, entretanto, essa é uma espécie que foi construída para causar um enorme estrago em seus adversários.

O texugo-do-mel usa suas garras de quatro centímetros e seus dentes afiados para perfurar superfícies muito resistentes. Um exemplo disso é que um espécime consegue quebrar o casco de uma tartaruga de maneira vigorosa.

Um casaco de pelo negro reveste seu corpo inteiro, marcado por uma listra branca que segue a linha da coluna. Na área próxima ao pescoço, o tecido é ainda mais resistente, fornecendo boa proteção para o combate contra porcos-espinhos e mordidas de cachorro. 

Para finalizar seu arsenal, o ratel é dono de duas glândulas anais na base de sua calda, que espirra um jato de fedor com alcance de até 40 metros. De acordo com o Instituto Nacional de Biodiversidade da África do Sul, essa arma é normalmente utilizada para marcar território, mas também pode ser expelida enquanto ele se sentir ameaçado.

Do que se alimenta um texugo-do-mel?

(Fonte: Simon Gorta/Reprodução)(Fonte: Simon Gorta/Reprodução)

Eles são onívoros, ou seja, se alimentam de animais e plantas. Sua nutrição normalmente inclui escorpiões, cobras e ovos, porém, os mais carnívoros chegam a consumir raposas, lebres e outras criaturas do gênero. Seu olfato apurado ajuda a identificar comida em baixo da terra, e suas garras afiadas os permitem rasgar cascas de árvores para se alimentarem de mel, além de servirem para dilacerar suas presas.

Os texugos em geral habitam quatro continentes: Ásia, Europa, América do Norte e África, mas os rateis são comumente encontrados na África subsaariana. Sendo caçadores destemidos, eles são conhecidos por perseguir os Oryx, um tipo de antílope com chifres e de 10 vezes seu tamanho. Em um documentário da BBC sobre a vida selvagem africana também é possível ver um grupo de sete texugos-do-mel perseguindo leões adultos pela savana!

Quando entre humanos, o ratel demonstra toda a sua inteligência. Esse é um dos poucos animais não-primatas que consegue utilizar ferramentas. Aqueles que vivem em cativeiro são conhecidos por conseguir abrir portões e escapar do confinamento usando pedras, lama e gravetos.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: