China lança missão misteriosa com espaçonave reutilizável

08/09/2020 às 07:002 min de leitura

A China lançou uma missão secreta ao espaço nesta sexta-feira (4), que partiu do Centro de Lançamento de Satélites de Jiuquan. O evento, cercado de mistérios, não teve nenhuma imagem divulgada oficialmente, despertando a curiosidade da comunidade internacional.

Segundo a agência chinesa Xinhua, trata-se de uma nave de teste, lançada pelo foguete Long March 2F, que passará um período em órbita, antes de retornar à Terra. “Ela fará a verificação de tecnologia reutilizável, conforme planejado, para fornecer suporte técnico para o uso pacífico do espaço”, escreveu o veículo, que não revelou a duração da missão.

Normalmente, a China é sigilosa em relação aos seus lançamentos espaciais. Mas desta vez, ela foi ainda mais misteriosa, não revelando nenhuma imagem do equipamento nem da decolagem, além de reforçar a segurança na área próxima ao Centro de Lançamento, para evitar o registro de fotos.

A nave misteriosa ficará em órbita por tempo indeterminado, realizando testes de "tecnologia reutilizável".A nave misteriosa ficará em órbita por tempo indeterminado, realizando testes de "tecnologia reutilizável".

Dessa forma, não se sabe exatamente o que o equipamento fará enquanto estiver em órbita, embora a mídia estatal tenha dado alguma pista, sendo necessário aguardar o retorno da nave e o surgimento de relatórios sobre a missão.

Avião espacial: uma possibilidade

Nos últimos meses, foram feitas modificações na torre de lançamento do Long March 2F, em Jiuquan, para possibilitar a decolagem de carga útil maior do que as enviadas em missões padrões. Esse trabalho levou a especulações sobre um possível avião espacial desenvolvido pela China.

De acordo com o repórter especializado no programa espacial chinês Andrew Jones, há a possibilidade de que o lançamento seja de um avião espacial. Ao The Verge, ele disse que o país asiático tem grande interesse nesse tipo de espaçonave e já teria até confirmado a produção de um protótipo.

O equipamento em questão seria semelhante ao também misterioso avião X-37B da Força Espacial dos Estados Unidos, lançado em 2010 e que atualmente está em órbita, realizando a sua sexta missão no espaço.

China lança missão misteriosa com espaçonave reutilizável via TecMundo

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: