publicidade

Novo material pode produzir roupas que realmente esfriam

30/09/2020 às 05:002 min de leitura

Existem muitas tecnologias que permitem resfriar coisas que estão quentes, como as geladeiras e o ar-condicionado. Mas não dá para colocar nada disso dentro das nossas roupas, por mais que a gente queira, né? O que podemos fazer, quando precisamos sair num dia quente, é usar um tecido mais levinho — como os das roupas de academia — mas eles só aliviam o calor, não resfriam nada. 

Contudo, equipes da Universidade de Buffalo (no estado de Nova York, Estados Unidos) e da Coolnomics LLC, uma indústria da cidade, estão criando um material que continua flexível, mesmo quando congelado. Assim, você poderia deixar sua roupa guardada no freezer, como um daqueles saquinhos de gel para dor. Aí, quando você precisar praticar algum esporte no calor — ou, até mesmo, trabalhar — é só pegar a roupa com o tecido geladinho. O material está sendo batizado de CoolPak Hydrogel. 

Onde eu clico em comprar?

Por enquanto, ainda não dá para comprar roupinhas congelantes na loja de roupas esportivas mais próximas da sua casa. Mas o material CoolPak Hydrogel está em processo de desenvolvimento pelos pesquisadores: um artigo sobre ele foi publicado, recentemente, no jornal científico Nanoscale Advances, para mostrar como funciona. 

Em nota da Universidade de Buffalo, o professor Shenqiang Ren, que participou da pesquisa, explica que: “Os materiais refrigerantes conhecidos eram rígidos e duros, o que faz com que eles sejam inadequados para atletas, trabalhadores, soldados e muito mais. Nosso material suporta deformação, é flexível e leve. Nós conseguimos isso bloqueando a água na rede da cadeia de polímeros”. 

Sim, a faculdade só liberou essa fotinha em baixa resolução (Fonte: Universidade de Buffalo/Reprodução)
Sim, a faculdade só liberou essa fotinho em baixa resolução. Mas já dá para ter uma ideia de como é o material (Fonte: Universidade de Buffalo)

Sendo assim, a ideia é incorporar a tecnologia CoolPak Hydrogel em roupas para atletas, mas também para profissionais de indústrias que trabalham com muito calor, como a de gás e petróleo. Muitas pessoas ficam doentes por trabalhar o dia todo em altas temperaturas e uma roupa que resfria poderia aumentar a qualidade de vida delas.

Bom, e uma roupa dessa viria muito bem a calhar no calor do verão brasileiro, né? Se o pessoal de Buffalo mandar um navio cheio dessas para cá, vai ser um sucesso! Segundo o comunicado da Universidade, o projeto deve ser finalizado no início de 2021, com a fabricação começando nas indústrias parceiras da instituição na cidade. 

Imagem
publicidade

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: