Rainha do Oceano: vídeo mostra enorme fêmea de tubarão-branco

No sábado passado (3), biólogos marinhos da organização OCEARCH publicaram no Facebook imagens de uma enorme fêmea de tubarão- branco (Carcharodon carcharias), que eles chamaram de “Rainha do Oceano”, na costa da Nova Escócia, no Canadá.

Exibindo cicatrizes de batalha, a fêmea de tubarão tem 5 metros de comprimento e 1,6 mil quilos de peso, mas o que impressiona é a sua idade: provavelmente uns 50 anos.

Para o líder da expedição, Chris Fisher: “Quando você olha para todas as cicatrizes curadas e manchas e coisas que estão em sua pele, você está realmente olhando para a história da vida dela, e isso faz você se sentir realmente insignificante”.

(Fonte: Chris Ross / Ocearch)
(Fonte: Chris Ross / Ocearch)

Levada a bordo do navio de pesquisa M/V OCEARCH para inserção de uma etiqueta de rastreamento e coleta de sangue, a “rainha do oceano” foi apelidada de Nukumi, em homenagem à figura lendária de uma avó sábia do povo nativo americano Mi’kmaq, que viveu em terras ancestrais da atual Nova Escócia.

Segundo a NBC News, a expedição da OCEANARCH deve durar um mês na costa canadense, com o objetivo de marcar grandes tubarões-brancos e coletar amostras biológicas para entender melhor a saúde dessa população de lamniformes, além de conhecer os seus hábitos migratórios no Atlântico Norte.  

Os grandes tubarões-brancos

Grandes tubarões-brancos podem viver até os 70 anos. Nukumi “seria uma matriarca verdadeira e apropriada do oceano, uma avó de tubarões”, diz Fischer. Ela deve ter sido mãe pela primeira vez há uns 30 anos atrás. No vídeo do Facebook, o pesquisador explica que ela pode ter reproduzido, pelo menos, umas 15 vezes.

Os biólogos marinhos pretendem comparar a química do sangue de Nukumi com amostras de adultos jovens e menores. Conforme Fischer, eles também irão utilizar um ultrassom portátil para obter imagens de órgãos internos da matriarca dos tubarões, pois é muito raro ter a oportunidade de estudar um espécime tão velho.

Além de mais “idosa”, Nukumi também se destaca pelo seu tamanho, uma das maiores fêmeas já registradas. As fêmeas de tubarão-branco têm entre 4,6 a 4,9 metros de comprimento, conforme dados da National Geographic, embora indivíduos como a famosa “Deep Blue”, também fêmea de tubarão-branco, tenha sido localizada na costa do Havaí com mais de 6 metros de comprimento.

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.