Força Espacial considera junção de Cabo Canaveral e Centro Espacial Kennedy

08/10/2020 às 13:301 min de leitura

A Força Espacial dos Estados Unidos considera a criação de um espaçoporto nacional a partir da união do Cabo Canaveral e Centro Espacial Kennedy. A proposta surgiu da necessidade de expandir a capacidade do espaço comercial oferecido, logo após um incomum “engarrafamento” envolvendo o lançamento de três foguetes comerciais com cargas valiosas. 

O evento aconteceu durante um dia de lançamentos em situações climáticas nada favoráveis. O maior entre os três foguetes, o Delta IV Heavy, carregava um satélite de reconhecimento confidencial, com valor estimado em U$1 bilhão. Enquanto outros dois, da SpaceX, carregavam satélites em missões comerciais. 

41º Complexo de Lançamento no Cabo Canaveral, na Flórida, Estados Unidos. (Fonte: NASA / Divulgação)41º Complexo de Lançamento no Cabo Canaveral, na Flórida, Estados Unidos. (Fonte: NASA / Divulgação)

Diante disso, o Chefe de Operações Espaciais para a entidade, John William “Jay” Raymond, apresentou a proposta “Range of The Future” (“Alcance do Futuro”, em português) que prevê entre outras ideias, a união do Cabo Canaveral e o Centro Espacial Kennedy, da NASA, em apenas uma autoridade espaçoportuária nacional. 

A discussão ganhou ainda mais notoriedade quando a Força Espacial considerou seus gastos com a criação de infraestrutura viária, bem como sua manutenção, na base do Cabo Canaveral. Outro fator é o grande número de empresas de lançamento, a maioria com fins comerciais e sem função militar, que a base gerencia. Com a expectativa de crescimento desse número, a mudança se faz ainda mais necessária.

Contudo, o projeto enfrenta dificuldades quanto seu planejamento. Uma das principais sendo a proximidade entre as vias de lançamento militares e comerciais, impedindo uma configuração similar a de um aeroporto comum. Com principal objetivo de lançar as missões com segurança e confiança, a Força Espacial dos Estados Unidos considera todas as possibilidades e conta com a ajuda de todos os parceiros, como a NASA, para concluir as possíveis mudanças.

Força Espacial considera junção de Cabo Canaveral e Centro Espacial Kennedy via TecMundo

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: