Espaçonave BepiColombo buscará sinais de vida nas nuvens de Vênus

14/10/2020 às 08:301 min de leitura

A nave espacial BepiColombo procurará vida na densa atmosfera de Vênus na noite desta quarta-feira (14). A novidade foi anunciada logo depois da notícia de supostos sinais de vida no planeta evidenciados pela presença de fosfina, um gás encontrado na Terra como resultado do metabolismo de pequenos seres vivos.

Imagem do planeta Vênus de acordo com os dados da espaçonave Pioneer. (Fonte: NASA via NBC News / Reprodução)Imagem de Vênus de acordo com os dados da espaçonave Pioneer. (Fonte: NASA via NBC News/Reprodução)

Apesar de essa ser uma excelente oportunidade para obter dados comprobatórios da vida extraterrestre em Vênus, a manobra da BepiColombo pode não ser longa e próxima o suficiente para conseguir uma avaliação precisa da atmosfera venusiana, devido ao seu lançamento ter sido planejado muito antes das recentes evidências. Felizmente, os cientistas responsáveis afirmam que a sonda estará mais perto do planeta em agosto de 2021, possibilitando uma nova tentativa.

No próximo evento, a BepiColombo estará a apenas 640 quilômetros da superfície de Vênus e poderá detectar precisamente os sinais presentes em sua atmosfera. Os pesquisadores aproveitarão a distante visita da sonda pelo planeta amanhã — a cerca de 10 mil km da superfície — para ensaiar e aperfeiçoar a passagem do ano que vem.

Embora esteja distante no momento para detectar a fosfina com detalhes, a sonda estudará com mais precisão traços de dióxido de enxofre, que poderiam indicar vulcões ativos no planeta. Destinada a Mercúrio, os cientistas esperam aproveitar o máximo das visitas da BepiColombo a Vênus para aprender sua composição, origem e possível atividade.

Espaçonave BepiColombo buscará sinais de vida nas nuvens de Vênus via TecMundo

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: