7 versões mais antigas de objetos do dia a dia

17/10/2020 às 11:002 min de leitura

A tecnologia está sempre inventando novos objetos para facilitar a nossa vida, mas muitos dos usados no dia a dia existem há milhares de anos. Confira os exemplares mais antigos de 7 coisas que usamos diariamente:

1. Moeda

O Lydian Starter é a mais antiga moeda descoberta e era feita de uma mistura de ouro e prata. Ela era usada pelo Império Lídio e foi encontrada em Éfeso, em uma região hoje pertencente à Turquia. Um dos lados possui um leão, enquanto o outro tem a marca da marreta usada para cunhar o animal, por volta do ano 600 a.C. Vale ressaltar que o sistema monetário remete à Mesopotâmia, cerca de 5 mil anos atrás, mas ainda sem a utilização de moedas.

Moeda
(Fonte: Listverse/Reprodução)

2. Sapato

A proteção dos pés existe há milhares de anos, sendo difícil determinar quem foi o primeiro povo a calçar sapatos. O mais antigo preservado foi encontrado em uma caverna na Armênia e tem mais de 5,5 mil anos! Ele foi apelidado de Areni-1 e estava em boas condições de preservação, apesar da idade, por ter sido mantido debaixo de uma camada de esterco de ovelha e por ser feito de couro. Porém, apenas um dos pés foi encontrado. 

Sapato
(Fonte: Listverse/Reprodução)

3. Instrumento musical

Uma das artes mais antigas, a música embala a humanidade há pelo menos 42 mil anos! A descoberta de várias flautas em uma caverna na Alemanha mostra que os nossos antepassados utilizavam ossos de pássaros e marfins de mamutes para criar seus instrumentos musicais. 

Flauta
(Fonte: Listverse/Reprodução)

4. Prótese

Desenterrado de uma tumba em Luxor, no Egito, no final dos anos 90, o dispositivo protético mais antigo que se tem notícia era da ponta de um pé. O item foi utilizado por uma mulher e apresentava sinais claros de desgaste, inclusive com inúmeros remendos. A prótese era feita de madeira e couro e provavelmente era usada pelos egípcios por volta do ano 1000 a.C.

Prótese
(Fonte: Listverse/Reprodução)

5. Preservativo

A camisinha descartável de látex pode até ser uma criação moderna, mas ela tem origens muito mais antigas: a mais “velha” foi feita em 1640 e era feita com intestino de porco. O material é utilizado até hoje com essa finalidade por alguns povo e no desenvolvimento de camisinhas para quem tem alergia ao látex. O item foi encontrado em Lund, na Suécia, e tinha um manual de instruções que inclusive ensinava a lavá-lo para reutilização.

Camisinha
(Fonte: Listverse/Reprodução)

6. Mapa

Hoje podemos visitar qualquer cidade do mundo com o GPS e os mapas nos smartphones, mas nem sempre foi assim. O primeiro desses itens que se tem notícia é o Imago Mundi, um mapa babilônico do mundo que foi datado entre 500 e 700 a.C. No artefato, a Babilônia está no centro, com Assíria e Elão por perto, rodeados pelo “Mar Salgado”. O item também tinha inscrições sobre a mitologia da época. 

Mapa
(Fonte: Listverse/Reprodução)

7. Vibrador

Muito antes da invenção da camisinha, os humanos inventaram outro objeto sexual: os dildos. O “vibrador” mais antigo conhecido data de 30 mil anos atrás e foi encontrado em uma caverna na Alemanha. Ele era feito de pedra e, além da satisfação sexual, também devia ser usado como martelo.  

Dildo
(Fonte: Listverse/Reprodução)
Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: