Comedouro inteligente ajuda o meio-ambiente e faz sucesso com os pássaros

01/11/2020 às 06:002 min de leitura

Ver animais realizando truques é sempre muito divertido. Mas imagine só combinar estas ações fofinhas com uma forma de ajudar o meio-ambiente. Hans Forsberg conseguiu unir essas duas coisas, criando um comedor em seu quintal que fornece alimentos em troca de tampinhas de garrafa, e os Pegas, pássaros muito inteligentes e parentes dos corvos, adoraram o conceito, tornando-se os maiores recicladores da vizinhança! Confira o vídeo a seguir:

Forsberg, que trabalha com robótica em aplicações industriais para inteligência artificial, explicou que teve esta ideia após ver como as aves curiosas estavam mexendo nas fechaduras de suas lanternas externas, tudo para tentar roubar as velas de parafina. Foi aí que lhe ocorreu que elas com certeza poderiam realizar tarefas mais complexas.

O cientista então construiu uma máquina para treinar os Pegas a coletar o lixo espalhado em seu quintal em troca de alimentos, algo totalmente inovador e sem instruções na internet.

(Fonte: Hans Forsberg/Reprodução)
(Fonte: Hans Forsberg/Reprodução)

A criação incluiu vários componentes e processos importantes, com um dispensador que está sempre cheio de amendoim e ração, um sistema Raspberry Pi com uma câmera embutida e detectores acoplados na mesa para acionar a troca quando uma “oferenda” é detectada.

Falando assim parece tudo muito simples, mas o comedouro é um projeto super complicado, que também envolve motores vibratórios e uma série de peças móveis. Além disso, foram preciso vários anos para fazer com que os Pegas se interessassem pelo objeto, sendo preciso alimentá-los regularmente para persuadi-los a voltar mais vezes para o local.

(Fonte: Hans Forsberg/Reprodução)
(Fonte: Hans Forsberg/Reprodução)

Outro desafio é que os pássaros adultos são mais cautelosos e tendiam a evitar o aparelho se ele sofresse até mesmo a menor mudança. Felizmente, seus filhotes são bem mais destemidos, sendo uma parte essencial deste elaborado esquema de reciclagem.

Hans disse que os planos agora incluem passar para itens maiores, como bitucas de cigarro e outros lixos presentes não só em seu quintal, mas em toda vizinhança. Que ideia brilhante, né?

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: