Tartaruga albina com visual inusitado é encontrada na Índia

09/11/2020 às 06:002 min de leitura

Uma espécie raríssima de tartaruga amarelada que foi resgatada na região da Bengala Ocidental, no leste da Índia, tem chamado a atenção das mídias digitais pela sua aparência diferenciada. De acordo com os pesquisadores, trata-se de uma tartaruga abaulada indiana albina, mas a internet preferiu descrevê-la como uma “fatia de queijo“.

O animal foi encontrado em uma fazenda na vila de Sujanpur, dentro do distrito de Balasore. O fazendeiro que a encontrou decidiu levá-la para casa e logo acionar as autoridades florestais da região. Em conversa com a CNN, o diretor executivo da Associação de Conservação da Biodiversidade Siddhartha Pati disse jamais terem visto uma criatura assim na região.

O albinismo da tartaruga

(Fonte: Debashish Sharma)

Conforme a pesquisa feita pela equipe de cientistas da Associação de Conservação da Biodiversidade da Índia, a criatura é um adulto com idade entre 1 ano e meio a 2 anos. O que chama mais atenção, entretanto, é que essa é a primeira vez que uma tartaruga abaulada indiana albina é vista na natureza.

Por outro lado, sua versão pigmentada pode ser encontrada em diversos outros países, como no Paquistão, Sri Lanka, Nepal, Bangladesh e Myanmar. A geografia só confirma a tese de que o albinismo destes animais é uma condição extremamente rara dentro da espécie.

De acordo com Siddhartha Pati, a coloração amarelo vibrante presente em todo corpo do animal é resultado da ausência do pigmento tirosina, presente em boa parte dos répteis. Outra possibilidade é de que a tartaruga tenha sofrido alguma mutação genética antes do seu nascimento, transfigurando sua aparência.

Essa é apenas a segunda vez que uma tartaruga albina foi encontrada por toda a Índia. Após o fim dos estudos, o espécime foi liberado para retornar ao seu habitat natural.

Viralizando na internet

As fotos da adorável e inusitada tartaruga passaram a viralizar no Twitter no dia 27 de outubro. Os internautas, curiosos com a aparência do animal, passaram a fazer piadas e compará-lo com um queijo.

Não demorou muito tempo para que começassem a surgiu os primeiros memes, comentários engraçadinhos e montagens muito criativas onde a tartaruga aparece como ingrediente de um hambúrguer ou alguma coisa do gênero.

Apesar da verdadeira semelhança com o laticínio, é pouco provável que uma mordida no casco de uma tartaruga abaulada indiana albina seja tão delicioso quanto um belo pedaço de queijo.