'Elefante mais solitário do mundo' chega a santuário no Camboja

O elefante Kaavan (35), considerado o “mais solitário do mundo” após um período de mais de 30 anos enjaulado no zoológico de Islamabad, no Paquistão, chegou em segurança ao Santuário de Vida Selvagem Kulen Promtep, no Camboja, depois de uma longa viagem de quase 25 horas de duração.

Quando ainda tinha 1 ano de idade, Kavaan foi enviado ao Paquistão como um presente do Sri Lanka e, desde então, habitava as dependências do zoológico Marghazar, em Islamabad. No início da década de 1990, o elefante ganhou uma companheira chamada Saheli e logo começou uma amizade muito forte. Infelizmente, Saheli não resistiu muito tempo e acabou falecendo em 2012, gerando um quadro de depressão em Kavaan, que se deitou no leito de morte da colega por meses em estado de luto.

(Fonte: Friends of Islamabad Zoo / Twitter)
(Fonte: Friends of Islamabad Zoo / Twitter)

Após a tragédia, o elefante viveu em um isolamento desmedido, algo que lhe deu o título de “elefante mais solitário do mundo”. Além disso, relatos apontam que o animal sofria em total precariedade no zoológico, sem receber visitas e até mesmo sem ser alimentado corretamente.

(Fonte: Four Paws / Twitter)
(Fonte: Four Paws / Twitter)

Foi então que entraram em ação as organizações Four Paws e Free The Wild, investindo todos os seus esforços no resgaste de Kavaan e no transporte para um santuário onde pudesse conviver livre e ao lado de sua espécie. Sob o comando da cantora Cher, a equipe empreendeu uma viagem em um avião cargueiro que se alongou por quase 25 horas, resultando em um final feliz para todos e na chegada com segurança às terras do Camboja.

Os novos dias de Kavaan

Descrito como um “passageiro frequente” no cargueiro, o elefante foi um exemplo de comportamento na viagem, alimentando-se e interagindo com os membros das instituições que o acompanharam. Kavaan foi guiado por veterinários e teve todos os cuidados necessários, tanto psicológicos quanto físicos.

https://twitter.com/cher/status/1332440451517845504

O Santuário de Vida Selvagem Kulen Promtep preparou todo o terreno para receber o mamífero, reservando um local de 12 mil m² e uma cesta de frutas de recepção com a mensagem “Bem-vindo, Kaavan”, tudo para deixá-lo completamente à vontade. Devido à pandemia, o elefante encontra-se em isolamento por 30 dias para eliminar possíveis sintomas da covid-19, e depois disso se juntará a três fêmeas de sua espécie para estabelecer novos vínculos.

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.