Gatos dão 'cabeçadas' como demonstração de amor

Gatos são animais peculiares com comportamentos que muitas vezes parecem incompreensíveis para os humanos, como seu amor por caixas de papelão, a predileção por dormir em pias e estranhas demonstrações de afeto que podem incluir mordidas e cabeçadas.

Mas para a sorte daqueles que desejam entender melhor seus bichanos, hoje temos a explicação por trás das batidinhas com a cabeça, e é muito mais simples do que você provavelmente imaginava.

Ferormônios e amizade

(Fonte: Pixabay/Reprodução)
(Fonte: Pixabay/Reprodução)

Acontece que os felinos possuem glândulas odoríferas na testa que liberam feromônios, e as cabeçadas servem para marcar os humanos escolhidos não só como formas de vidas amigáveis, mas também como um integrante oficial da “matilha” do gatinho.

Normalmente, este ato é realizado pelo bichano alfa da casa, mas pode ser que os outros membros também queiram mostrar para seu dono, ou donos, o quanto eles são uma parte essencial da família.

(Fonte: Pixabay/Reprodução)
(Fonte: Pixabay/Reprodução)

A explicação do feromônio também serve para aqueles momentos nos quais eles se esfregam em suas pernas ou braços, sendo um verdadeiro sinal de afeto, então lembre-se sempre de retribuir esse carinho (se o gato deixar, é lógico).

Mas é importante ficar de olho para conseguir diferenciar as ‘batidinhas da amizade’ de sinais de desconforto ou mal-estar que podem necessitar de uma visita a um veterinário de confiança.

Você sabia que o Mega Curioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.