Terraplanista viraliza após 'experimento' absurdo em avião

06/01/2021 às 06:002 min de leitura

Certas teorias da conspiração são tão absurdas que costumamos considerá-las piadas, mas infelizmente existem muitas pessoas que acreditam nelas, como é o caso dos terraplanistas.

E Darryle Marble, um adepto desta ideia e membro da Ofensiva da Terra Plana, decidiu provar que estamos sendo todos “enganados”, levando um nível durante um voo e gravando um vídeo para mostrar que “não havia inclinação”.

“Registrei um lapso de tempo de 23 minutos e 45 segundos, o que, por essas medições, significa que o avião viajou um pouco mais de 326 quilômetros. De acordo com a matemática da curvatura fornecida para explicar o modelo do globo, isso deveria resultar em uma compensação de curvatura de 8 quilômetros. Como você verão, não houve uma compensação mensurável”, afirmou Marble durante a gravação.

(Fonte: YouTube - Darryle Marble/Reprodução)
(Fonte: YouTube – Darryle Marble/Reprodução)

Lee McIntyre, pesquisador do Centro de Filosofia e História da Ciência na Universidade de Boston, nos Estados Unidos, explicou em entrevista que já participou de uma convenção de terraplanismo em 2018, e que o “teste do nível” foi um argumento realmente utilizado por um participante.

“Eles devem ser elogiados por realmente tentarem testar suas hipóteses, mas é claro que não entendem nenhum pouco como a ciência realmente funciona. Especificamente, ignoram a atração gravitacional. Um de seus principais argumentos era que, se a Terra estivesse girando, a água cairia. Eles não entendem que a atração gravitacional vem do centro, é baseada na massa e funciona na água também?”, explicou McIntyre.

E para aqueles que por acaso acabem em um debate acalorado com estes conspiracionistas, o pesquisador deu uma boa dica: pergunte logo de cara quais evidências seriam necessárias para provar que eles estão errados.

(Fonte: YouTube - Darryle Marble/Reprodução)
“A Terra é PLANA!” (Fonte: YouTube – Darryle Marble/Reprodução)

“Eu usei essa pergunta pessoalmente na conferência de 2018 e foi muito revelador. A maioria deles apenas disse ‘prova’ e eu disse ‘prova de quê?’. Eles não conseguiam ser específicos. Isso mostra que suas crenças não eram realmente baseadas em evidências” disse Lee.

Seja como for, esta negação fervorosa de fatos científicos é assustadora para alguns e hilárias para outros, com diversos comentários fazendo piada sobre o vídeo de Marble, como por exemplo, o parabenizando por provar que a bandeja do avião havia sido bem instalada, ou afirmando achar extremamente engraçado o fato dos terraplanistas tentarem comprovar sua teoria com a Ciência, mas sem saber utilizá-la.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: