Fóssil de mini monstro marinho com dentes de crocodilo é encontrado

31/01/2021 às 12:001 min de leitura

Pesquisadores descobriram uma nova espécie de mosassauro, conhecido como réptil do mar. O fóssil do monstro marinho foi encontrado em Marrocos e permitiu uma reconstrução mais próxima de como teria sido a criatura. O que mais chama a atenção é seu crânio com cerca de 1 metro de comprimento e dentes entrelaçados, muito afiados e parecidos com o do crocodilo, mas nunca vistos em nenhum outro animal.

Segundo os pesquisadores, a espécie podia atingir até 17 metros de comprimento e habitou os mares entre 72 e 66 milhões de anos atrás. Logo, sua existência remete à fase final do período Cretáceo, quando a região em qual foi encontrado era muito diferente do que conhecemos hoje.

(Fonte: Live Science/Reprodução)
(Fonte: Andrey Atuchin/Reprodução)

Monstro marinho foi um mega predador

O fóssil foi encontrado por mineradores locais em uma área de exploração de fosfato. Assim que os pesquisadores examinaram as amostras, eles notaram as particularidades em sua dentição, semelhantes aos do crocodilo, mas, ainda assim, únicos. Por isso, a nova espécie do mosassauro foi chamada de Xenodens calminechari, cujo nome significa “dentes estranhos”.

Por serem muito afiados, seus dentes transformaram a espécie em um verdadeiro monstro marinho. Por mais que não fosse um animal grande, sua agilidade e a arcada dentária eram as principais habilidades para caçar. Com isso, ele poderia cortar pequenos pedaços de suas presas, por mais que elas fossem maiores que o animal. Além disso, seu corpo indica movimentos muito ágeis, permitindo que ele fugisse de outros predadores com facilidade.

(Fonte: Live Science/Reprodução)
(Fonte: Nicj Longrich/Reprodução)

Durante o período Cretáceo, a região de Marrocos ficava sob um mar tropical. Por isso, muitos animais marinhos, incluindo outras espécies de mosassauros, viviam no local. Além do Xenodens calminechari, espécies de baleias, tartarugas-gigantes e outros predadores já foram encontrados na região.

Segundo os especialistas, um mosassauro com dentes que se assemelham ao crocodilo e tubarão é uma descoberta tão notável que parece ter saído diretamente da imaginação de um artista. 

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: