7 fotos inacreditáveis do deserto de Sossusvlei

A altura e as cores das dunas, especialmente, marcam um espetáculo natural chamado Sossusvlei, situado no Parque Nacional Namib-Naukluft, oeste da Namíbia, na África.

Sossusvlei é uma parte do grande Deserto do Namibe, o mais antigo do mundo, com 55 milhões de anos. Havia nesta região específica um lago que secou, formando-se então um deserto arenoso composto de muito sal e argila.

Dunas coloridas

(Fonte: Yathin S Krishnappa/Wikimedia Commons / Reprodução)
(Fonte: Yathin S Krishnappa/Wikimedia Commons / Reprodução)

As areias têm cores vívidas em tonalidades de cor-de-rosa, laranja e vermelho, o que indica uma grande concentração de ferro passando por diversos processos de oxidação. A cor da duna indica sua idade: quanto mais velhas, mais avermelhadas.

Oryx

(Fonte: Art of Safari / Reprodução)
(Fonte: Art of Safari / Reprodução)

Um dos animais icônicos do Sossusvlei é o Oryx. O mamífero nativo da África e da Arábia possui alta resistência a altas temperaturas, é extremamente forte e pode viver até 15 anos. 

Entre as mais altas do mundo

(Fonte: All That's Interesting - Reprodução)
(Fonte: All That’s Interesting / Reprodução)

Muitas das dunas desta região tem mais de 200 metros de altura, sendo algumas das mais altas do mundo. A maior delas, chamada de “Duna 7”, tem 388 metros.

Névoa oceânica

(Fonte: Cornelia Doerr / Reprodução)
(Fonte: Cornelia Doerr / Reprodução)

Uma das peculiaridades desta parte do Namibe é o fato do vento forte trazer névoa do Oceano Atlântico em algumas manhãs. Este evento raro faz com que animais, sobretudo insetos, tenham mais chance de sobreviver: o Besouro do Namibe (Stenocara gracilipes) desenvolveu uma técnica única de captura da água da névoa.

Deadvlei

(Fonte: Art of Safari / Reprodução)
(Fonte: Art of Safari / Wilderness Safari / Reprodução)

Deadvlei é um local similar ao lado, que ganhou este nome por ser especialmente seco. As condições extremas impedem até mesmo de que aconteçam processos de decomposição normalmente ali.

Dunas verdes

(Fonte: erix-pix/Flickr / Reprodução)
(Fonte: erix-pix/Flickr/Reprodução)

Apesar da secura geral, há rios que correm abaixo da superfície de algumas dunas, onde então surge vegetação fresca, incluindo verde na impressionante paleta de cores da paisagem.

Curvas e sombras dramáticas

(Fonte: erix-pix/Flickr / Reprodução)
(Fonte: erix-pix/Flickr / Reprodução)

Um grande atrativo aos fotógrafos, há horários em que a luz revela curvas e sombras estonteantes.

Você sabia que o Mega Curioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.