Cientistas explicam como aranhas conseguem erguer grandes presas

14/02/2021 às 03:001 min de leitura

Aranhas conhecidas como “tangled-web spiders” (aranhas-de-teia-emaranhada, em tradução livre), ou Theridiidae, sempre conseguiram erguer presas maiores – como pequenos lagartos – do chão para que pudessem se alimentar delas. Porém, até o momento, os cientistas não entendiam como isso funcionava. Um novo estudo descobriu que a seda das teias conta com mecanismos que maximizam a força do animal.

Para chegar aos resultados, os cientistas analisaram as técnicas de construção das teias e as propriedades da seda. Afinal, é curioso que criaturas tão pequenas conseguissem erguer presas com três vezes o seu tamanho!

(Fonte: Pixabay)
(Fonte: Pixabay/Reprodução)

Os poderes da teia

A seda das teias de aranha consegue propagar energia. Ou seja, quando um inseto é capturado, a carga produzida por ele para tentar escapar é absorvida e dissipada através do construto. Como a seda é elástica, ela consegue armazenar a energia gerada e, então, ampliá-la de acordo com o seu interesse. O fenômeno é muito parecido com os arcos quando soltam flechas!

Atualmente, existem mais de 2.200 espécies na família Theridiidae espalhadas ao redor do mundo. Dentre as principais características dessa família, a construção de teias irregulares se destaca.

(Fonte: Pixabay)
(Fonte: Pixabay/Reprodução)

Para o estudo em questão, foram utilizadas duas espécies: a Steatoda paykulliana e a Steatoda triangulosa. Então, os cientistas observaram como elas construíram suas teias para levantar baratas com peso três vezes maior que o das aranhas.

Além da capacidade de erguer seres maiores, os cientistas também já descobriram que as teias podem manipular o som e calor. Afinal, elas contam com uma propriedade de semicondutores e conseguem bloquear partículas de som, dependendo da frequência. Com isso, elas se tornam ainda mais mortais para suas presas!

A força e a elasticidade das teias são fruto de duas proteínas ricas em alanina. A tensão criada pela sua união garante que as armadilhas sejam letais para os insetos e pequenos animais presos pelas aranhas. 

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: