Stonehenge não foi construído na Inglaterra, diz novo estudo

18/02/2021 às 06:002 min de leitura

O local atual onde está localizado Stonehenge pode não ter sido o sítio original onde a estrutura rochosa foi inaugurada, é o que diz um novo estudo feito pelo University College London, da Inglaterra. De acordo com os arqueólogos que trabalharam na descoberta, o misterioso monumento de pedras teria tido origem em Waun Mawn, no sul do País de Gales.

Segundo as lendas locais, o mago Merlin ajudou a mover Stonehenge da Irlanda para a Planície de Salisbury, onde atualmente está situado, há milhares de anos. Por mais que a história tenha sido considerada como um conto fantasioso por séculos, a nova descoberta indica que a lenda possa ter algum fundo de verdade na sua trajetória.

A ligação com Stonehenge

(Fonte: University College London)
(Fonte: University College London/Reprodução)

Após uma série de análises do solo de Waun Mawn, os arqueólogos britânicos descobriram uma série de buracos de pedra enterrados que seguem o formato de um círculo — tal qual a estrutura montada em Salisbury. Por fim, os cientistas acabaram ligando o formato dos buracos aos famosos pilares de bluestone utilizados na estrutura pagã.

Além disso, um dos buracos impressionantemente coincide com uma seção transversal “incomum” encontrada em Stonehenge. Para os arqueólogos que trabalharam no projeto, a similaridade entre as duas partes funciona como “uma chave encaixando na fechadura”.

Em declaração oficial, o autor do estudo, Mike Parker Pearson, fez questão de enaltecer a importância do trabalho feito no País de Gales. “Isso é o resultado de mais de 20 anos de pesquisa. Posso afirmar que essa é uma das descobertas mais importantes que eu já fiz durante a minha vida como pesquisador”, pontuou.

Mudando Stonehenge de lugar

(Fonte: Wikimedia Commons)
(Fonte: Wikimedia Commons/Reprodução)

Em 1923, o geólogo Herbert Thomas já havia descoberto uma certa ligação das pedras de Stonehenge com a antiga região pertencente a Irlanda. Entretanto, a comunidade científica ainda não tinha provas da localização original do monumento para confirmar que ele havia sido movido de lugar com o passar dos séculos.

Mais recentemente, em 2010, o pesquisador Parker Pearson e sua equipe de trabalho acharam em Waun Mawl um local potencial para as hipóteses criadas no passado, mas “encontrou diversas dificuldades” ao tentar achar evidências do círculo de pedras original.

Na visão dos pesquisadores, Stonehenge foi erguido e desmontado antes de 3000 a.C. — quando a construção na Planície de Salisbury começou. Um dos motivos possíveis para a mudança de localização seria a simbologia do “ciclo da vida” carregado pelo monumento, o qual teria sido criado para honrar a memória de ancestrais falecidos.