Paraquedas da sonda Perseverance tem código escondido com mensagem

24/02/2021 às 05:002 min de leitura

A chegada bem sucedida da sonda Perseverance à Marte na última quinta-feira (18) foi celebrada por fãs de exploração espacial e pela equipe da NASA, responsável pelo lançamento da missão. Só que, além do momento histórico e das possibilidades de estudo do planeta, o momento envolveu também um mistério.

O engenheiro responsável pela equipe de pouso, descida e reentrada da Perserverance em solo marciano, Allen Chen, disse em uma coletiva de imprensa que o equipamento da sonda continha uma mensagem secreta — e desafiou os entusiastas a encontrar e decifrar o código.

Uma ilustração da Perseverance entrando em Marte e ativando o paraquedas.
Uma ilustração da Perseverance entrando em Marte e ativando o paraquedas. (Fonte: NASA/Reprodução)

Não demorou muito: o comunicado feito em 22 de fevereiro resultou em uma busca frenética e, menos um dia depois, a resposta já havia sido encontrada.

Uma mensagem positiva

A mensagem codificada da Perseverance estava na ilustração no topo do paraquedas da sonda, que aparentemente parecia um desenho abstrato e sem padrão definido.

O desenho é, na verdade, um conjunto de três círculos concêntricos, ou seja, que dividem o mesmo centro com dimensões diferentes. A cada círculo, foi possível formar uma palavra a partir de códigos binários e letras em ASCII.

A frase final é “Dare Mighty Things”, ou “Ouse Coisas Poderosas”, em uma tradução livre para o português. Quem confirmou que o código foi desvendado e liberou uma explicação visual para a resposta correta foi Adam Steltzner, engenheiro-chefe da NASA.

Além de ser uma frase inspiradora e que resume bem a ousadia da Perseverance, esse é um slogan não oficial do Jet Propulsion Laboratory (JPL), a divisão da NASA responsável pelo controle da missão — inclusive registrada em algumas paredes do local.

Já o anel externo do paraquedas traz números que formam as seguintes coordenadas geográficas: 34°11’58” N 118°10’31” W. Elas se referem exatamente à sede da JPL, que fica no sul do estado norte-americano da Califórnia. O resultado foi obtido em menos de seis horas por um grupo de usuários no Reddit.

O JPL é o local em que diversas tecnologias de exploração espacial são desenvolvidas.
O JPL é o local em que diversas tecnologias de exploração espacial são desenvolvidas. (Fonte: Nasa/Reprodução)

A Perseverance foi lançada em julho de 2020 e vai enviar à Terra materiais em forma de imagem, além de registros de áudio e vídeo do planeta. Ela vai estudar principalmente a região conhecida como cratera de Jezero, que pode conter evidências a respeito da formação geológica do local e até evidências de vida.

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: