Fotos antigas ganham vida em aplicativo assustador de IA

03/03/2021 às 13:302 min de leitura

Aquela magia do Harry Potter, que permitia que as pessoas se movessem nas fotos e nas manchetes de jornais, acaba de virar realidade pela utilização da inteligência artificial (IA). Em uma série de gifs animados, rostos antes congelados no tempo adquirem movimento, piscadelas e viradas de cabeça.

A novidade começou na última quinta-feira (25) na plataforma de genealogia online MyHeritage, utilizando tecnologia D-ID, ferramenta batizada com o nome de Deep Nostalgia, que permite aos seus usuários animar fotos, utilizando a inteligência artificial e algoritmos.

Marie Curie (Fonte: MyHeritage.com/Divulgação)Marie Curie (Fonte: MyHeritage.com/Divulgação)

Os algoritmos personalizados foram projetados pela D-ID para recriar o movimento “natural” dos rostos humanos digitalmente que, aplicado à fotografias, acrescenta expressões faciais que se movem de forma sutil, simulando o movimento humano real.

O Deep Nostalgia consegue processar fotos de qualquer tipo de câmera e trazê-las "de volta à vida". O programa faz a mágica usando vídeos pré-gravados em seu driver de movimentos faciais e aplicando aquele que melhor se adapte à foto processada. O objetivo é permitir que pessoas carreguem fotos de entes queridos e os vejam em movimento. 

Como utilizar o Deep Nostalgia no MyHeritage?

Charles Darwin (Fonte: MyHeritage.com/Divulgação)Charles Darwin (Fonte: MyHeritage.com/Divulgação)

Antes de se aventurar a upar suas próprias fotos, a plataforma israelita MyHeritage alerta que “os resultados podem ser controversos e é difícil ficar indiferente a esta tecnologia”. O site também explica que “os nossos vídeos não incluem fala, a fim de evitar o abuso, como a criação de vídeos DeepFake de pessoas vivas”.

Para animar suas fotos antigas, basta acessar a página da ferramenta Deep Nostalgia no site MyHeritage, tocar em "Carregar foto" e selecionar a imagem desejada em seu dispositivo. Para ver o resultado, é necessário fazer um cadastro com seu perfil do Google ou Facebook, ou criar uma conta diretamente no site.

Foto remetida e resultado (Fontes: MyHeritage.com/Divulgação)Foto remetida e resultado (Fontes: MyHeritage.com/Divulgação)

Depois de alguns minutos, o MyHeritage devolve a fotografia já animada, que pode ser baixada e compartilhada via Facebook, Twitter ou WhatsApp, esta última opção apenas por celular. Você tem direito a upar até cinco fotos gratuitas, e depois disso o serviço passa a ser pago. 

O MyHeritage garante, em suas Perguntas Mais Frequentes, que não fornece fotos a terceiros e que "fotos carregadas sem completar a inscrição, são automaticamente excluídas para proteger sua privacidade".

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: