Por que a neve não derrete quando em contato com um isqueiro?

15/03/2021 às 07:003 min de leitura

A nevasca que atingiu o Texas em fevereiro de 2021 foi mais intensa do que o previsto, mas alguns moradores da região não ficaram satisfeitos com as explicações meteorológicas para o fenômeno. Após as precipitações, alguns vídeos de teorias da conspiração começaram a surgir nas redes sociais tentando mostrar que, na verdade, a neve era falsa.

Os clipes, que surgiram em plataformas como TikTok, Instagram e YouTube, trazem moradores fazendo "experimentos" que provariam que a neve seria artificial, criada pelo governo de Joe Biden — ou até por Bill Gates — como represália pela falta de apoio político do estado norte-americano ao novo presidente-eleito.

Para comprovar a fraude, foram utilizados métodos na científicos. O mais comum envolvia pegar uma bola de neve nas mãos e "queimá-la" com um isqueiro ou um acendedor de churrasqueira comum. O objeto não derretia imediatamente nem começava a pingar: em vez disso, simplesmente exibia marcas escuras, o que seria a prova da fraude e de que o material seria sintético.

Explicando o derretimento

Com as teorias da conspiração ganhando mais força a cada dia, cientistas e jornalistas foram ao trabalho para desbancar as "denúncias" com simples explicações envolvendo processos físicos e químicos.

O astrofísico Neil deGrasse Tyson, por exemplo, gravou vídeos no TikTok sobre o fenômeno, com ele mesmo segurando uma bola e neve e tentando fazer ela sumir com uma chama.

@neildegrassetyson

The reason your snowballs won’t melt with a lighter. Here come the potato conspiracies... #startalk #tiktokpartner #learnontiktok

? original sound - StarTalk

Segundo Tyson, a bola de neve é gelada o suficiente para não derreter imediatamente com uma fonte pequena de calor, já que antes é necessário fazer ela subir de temperatura — o que pode levar mais tempo do que a duração de alguns dos vídeos conspiracionistas, especialmente usando um isqueiro simples. "Eu não tenho paciência o bastante para esperar aqui e ver isso acontecer", diz o pesquisador.

Além disso, o derretimento não é igual ao que acontece com uma pedra de gelo, por exemplo: a estrutura de ambos os materiais é completamente diferente, com a neve sendo porosa e absorvendo automaticamente a água que deveria pingar. No caso do gelo totalmente sólido, o derretimento é mais visível.

@neildegrassetyson

Reply to @kdogg3000 Why your snowball won’t melt part II #startalk #tiktokpartner #learnontiktok

? original sound - StarTalk

O canal do YouTube de Phil Plait, conhecido como TheBadAstronomer, fez um experimento parecido em fevereiro de 2014, chegando a conclusões bem parecidas — em um momento em que a região de Atlanta, na Geórgia, registrou neve acima do normal e gerou conspirações muito parecidas.

A neve absorve tanta água de si mesma ao derreter que ganha um aspecto de uma "raspadinha".A neve absorve tanta água de si mesma ao derreter que ganha um aspecto de uma "raspadinha".

Ele mostrou o resultado usando uma frigideira: com o tempo, a bola de neve até derrete, mas só depois de a estrutura ser aquecida por tempo suficiente.

Outra explicação possível, também repetida em 2014, é de que a neve simplesmente passa pelo efeito de sublimação em vez de derrter — ou seja, vira vapor de água depois de um tempo sendo aquecida, em vez de líquido, sendo menos visível em câmera.

Explicando as manchas

O outro ponto da teoria da conspiração envolve o surgimento de manchas escuras na bola de neve, o que evidenciaria o uso de materiais sintéticos, como plásticos, em sua composição.

Só que a explicação científica para isso também é bastante simples. Ainda de acordo com Plait, as marcas são resultado do uso das chamas dos isqueiros e acendedores, que contém butano, um hidrocarboneto.

As marcas escuras são, na verdade, uma reação química normal acontecendo.As marcas escuras são, na verdade, uma reação química normal acontecendo.

Quando queimada, a molécula reage com o oxigênio no ar, têm a estrutura quebrada e refeita — virando água e dióxido de carbono, em sua maioria, mas também deixando traços de fuligem, que é a estrutura de carbono "escura" normalmente encontrada em superfícies queimadas.

Fonte

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: