13
Compartilhamentos

Tiranossauro Rex: 4 fatos curiosos sobre o terrível dinossauro

Quando falamos em dinossauros, provavelmente a primeira imagem e nome que vem à sua cabeça seja o Tiranossauro Rex. Na idade adulta, esse animal podia atingir cerca de 4 metros de altura e 12 metros de comprimento. Com as fêmeas sendo maiores que os machos, o T-Rex passava tranquilamente de 8 toneladas. 

Ficou impressionado? Então confira outros 4 fatos incríveis sobre o Tiranossauro Rex.

1. Os braços eram pequenos

Fonte: Saurian/DivulgaçãoFonte: Saurian/Divulgação

O dinossauro tinha o braço um pouco maior do que o de um humano adulto. Enquanto o nosso costuma ter 64 cm, o do animal chegava a 1 metro. Até parece que não é tão pequeno, mas temos que lembrar que só de altura o Tiranossauro Rex tinha 4 metros. 

2. E não sabemos qual era a sua função

Fonte: Depositphotos/ReproduçãoFonte: Depositphotos/Reprodução

Alguns cientistas acreditam que os braços do dinossauro nada mais é do que um vestígio do que sobrou de uma evolução anterior, como os ossos da cauda. Contudo, essa teoria provavelmente não é verdade, já que restos encontrados do T-Rex deixam claro que os braços do animal eram musculosos.

Mas qual era a função desses membros? Talvez nunca saberemos. A principal teoria é de que eles eram usados para segurar a presa enquanto atacava com suas mandíbulas ou então para ajudar a se levantar do chão. 

>>> Saiba mais: É verdade que o T-Rex não conseguia enxergar alguém que ficasse imóvel?

3. A mordida era uma das mais poderosas

Fonte: CBC/ReproduçãoFonte: CBC/Reprodução

Levar uma mordida do T-Rex não era uma boa ideia, já que a dentada do animal era uma das mais poderosas entre os dinossauros. Só a mandíbula do Tiranossauro podia chegar a 1.2 metros com 60 dentes, alguns deles medindo 30 centímetros. 

4. Os seus sentidos eram aguçados

Fonte: Getty Images/ReproduçãoFonte: Getty Images/Reprodução

Além da mordida poderosa, os T-Rex também tinham os olhos voltados para frente, o que lhes garantia uma maior percepção de profundidade do que o resto da sua espécie. 

Estudos também descobriram que o animal contava com outros sentidos aguçados, como um olfato que permitia rastrear suas presas a quilômetros de distância e uma audição melhor do que os outros dinossauros de duas pernas. 

Apesar de todas as vantagens de um bom caçador, o Tiranossauro Rex não era o melhor na hora de correr atrás de suas caças.

Você sabia que o Mega Curioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.