A cor rosa está no arco-íris?

08/04/2021 às 12:002 min de leitura

O arco-íris é um fenômeno natural comum no nosso dia a dia, e além de ser reproduzido por diversos artistas, ele inspira bandeiras de movimentos LGBTQIA+ e possui até significados religiosos.

Aprendemos suas cores desde o jardim de infância, mas existem dúvidas de muitas pessoas sobre a existência da cor rosa no arco-íris: será que ela realmente existe nesse fenômeno? Vamos entender melhor! 

Como é formado um arco-íris? 

Arco-íris em uma cidade serrana. (Visual Hunt/Reprodução)Arco-íris em uma cidade serrana. (Visual Hunt/Reprodução)

Um arco-íris é formado quando há sol e chuva em um determinado momento no mesmo lugar. Quando chove, as minúsculas gotículas de chuva refletem a luz do sol, dividindo-a em sete cores do espectro: vermelho, laranja, amarelo, verde, ciano, azul e violeta. 

A luz solar é conhecida como luz branca e é uma mistura de todas as cores visíveis, portanto, quando se dispersa pelas gotículas de chuva, vemos essas cores — mas só pode ser visível quando o sol está atrás de você e a chuva está na frente. 

A cor rosa existe no arco-íris? 

Céu com tons de rosa. (Visual Hunt/Reprodução)Céu com tons de rosa. (Visual Hunt/Reprodução)

Robert Krulwich, do programa de rádio Radio Lab, escreveu para o da blog da NPR (National Public Radio) contando que o rosa é uma cor criada por humanos. Ele explica que essa cor é possível a partir da mistura do vermelho com o violeta e que não existe uma faixa de comprimento de onda na natureza que mistura essas duas cores.

No entanto, muitos cientistas e amantes da cor rosa se opuseram a essa fala, alegando que o rosa, como todas as outras cores, é uma fabricação de nossos cérebros.

O biólogo Timothy H. Goldsmith, em entrevista ao The Fact Site, explicou que nosso cérebro cria todas as cores, então quem pode dizer o que é uma cor oficial ou não? "A cor não é realmente uma propriedade da luz ou dos objetos que a refletem. É uma sensação que surge dentro do cérebro", explicou.

Dessa forma, sabendo que o rosa é uma mistura de vermelho e violeta e que eles estão em lados opostos do arco-íris e nunca se encontram, o rosa não está presente entre suas 7 cores. As fotografias ou artes que vemos pela internet são apenas versões criadas pelas pessoas.

Mas... se você olha para um arco-íris e seu cérebro entende que vê rosa nele, você não está de todo errado, não!

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: