Seja o primeiro a compartilhar

Por que as mãos e os pés ficam mais gelados que o resto do corpo?

A temporada de inverno pode ser verdadeiramente complicada para quem sente frio. Quando a temperatura exterior está mais baixa, pode ser uma missão quase impossível esquentar o corpo — sobretudo os pés e as mãos. Mas você já parou para se perguntar do porquê as extremidades do corpo humano ficarem mais geladas que o resto?

Você provavelmente já deve ter percebido alguma vez na vida, porém esquentar os pés e as mãos em um dia congelante se torna complicadíssimo até mesmo debaixo das cobertas. Pensando nisso, nós decidimos destrinchar esse tema para entendermos profundamente como esse "fenômeno fisiológico" funciona.

Enfrentando o frio

(Fonte: Unsplash)(Fonte: Unsplash)

Os motivos para que os pés e as mãos sejam mais gelados que o restante do corpo são inúmeros. Desde estresse a diabetes, é importante estar atento a todos os sinais fisiológicos para combater esse problema. Porém, normalmente essa costuma ser apenas uma reação natural do nosso organismo.

Quando as temperaturas estão baixas, o corpo corresponde diminuindo os vasos sanguíneos visando reter calor. Isso faz com que exista uma menor circulação de sangue nas extremidades do corpo, ocasionando palidez e diminuição da temperatura nas mãos e nos pés.

Por isso, o mais recomendado é buscar o uso de roupas quentes para tentar equilibrar a temperatura e deixar essas partes do corpo próximas à temperatura normal. Além disso, bebidas quentes e movimentos físicos podem ajudar a fazer o sangue circular e diminuir a sensação de frio incessante.

Orientação médica

(Fonte: Unsplash)(Fonte: Unsplash)

Além dos motivos citados anteriormente, pessoas que sofrem com ansiedade ou que são fumantes costumam presenciar o efeito das mãos e pés gelados com maior frequência. Isso ocorre pois o cigarro promove a contração dos vasos sanguíneos e o estresse aumenta a liberação de cortisol, adrenalina e noradrenalina no sangue, prejudicando o acesso sanguíneo às extremidades do corpo.

Por fim, indivíduos que estiverem sofrendo com esse tipo de problema devem ficar atentos para os seguintes sintomas adicionais:

  • Unhas, pontas dos dedos ou lábios arroxeados;
  • Inchaço nas pernas e pés;
  • Formigamento nas extremidades do corpo;
  • Dor nas panturrilhas;
  • Sensação de desmaio;
  • Aumento dos batimentos cardíacos;
  • Cansaço frequente.

É importante ter em mente que o excesso de frio nos pés e nas mãos talvez possa ser um indicador de algum problema de saúde mais específico. Caso a pessoa tenha feito de tudo para se aquecer e nada tenha funcionado, o ideal é ir atrás de um médico para averiguar o problema.

Você sabia que o Mega Curioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.