3 doenças que podemos pegar dos carrapatos

26/05/2021 às 03:002 min de leitura

Neste sábado, ao pentear o cabelo do meu bebê de 2 anos de idade, me deparei com uma carrapato estrela. Procurei manter a calma para removê-lo de maneira segura, para que não fossem depositados parasitas que se libertam quando o hospedeiro está em risco de vida, neste caso, o carrapato.

Com uma pinça, o removi na horizontal, para cima, sem espremer o carrapato, e depois o descartei corretamente. Tenho um cão e um gato, logo, o segundo passo é procurar saber onde é o foco. Analisei os tapetes e todos os objetos da casa onde poderiam ter carrapatos. Analisei os bichinhos e logo me programei para no dia seguinte comprar coleira antipulgas para ambos.

Há mais de uma doença se pode contrair devido ao carrapato, entre elas, a febre maculosa, doença de Lyme e a doença de Powassan.

1. Febre maculosa

Essa doença é transmitida pela bactéria Rickettsia rickettsii, que infecta o carrapato e é transmitida ao ser humano quando mordido. Para que seja transmitida a doença à corrente sanguínea, o carrapato precisa ficar de 4 a 10 horas em contato com a pessoa.

Os sintomas são: aparecimento de manchas vermelhas nos tornozelos e punhos, que não causam comichão; febre acima de 39 °C com calafrios, dor abdominal, dor de cabeça e dor muscular constante; diarreia, entre outros.

2. Doença de Lyme

Esta doença — contraída pelo cantor Justin Bieber recentemente — acomete principalmente a região do Hemisfério Norte do planeta, é transmitida pelo carrapato do género Ixodes e a bactéria causadora da doença chama-se Borrelia burgdorferi.

Os sintomas são: inchaço e vermelhidão na região da mordida. A bactéria, quando entra na corrente sanguínea, pode chegar aos órgãos e causar graves complicações que podem levar à morte.

3. Doença de Powassan

Este vírus infeta carrapatos e, ao ser mordido, o ser humano pode não sentir os sintomas ou ter sintomas comuns, como febre, dor de cabeça, vômito e fraqueza. É um vírus neuroinvasivo, ou seja, ele ataca o sistema nervoso, as células neuronais.

Nos casos mais graves, os sintomas causados pela inflamação são inchaço do cérebro, conhecido como encefalite; e inflamação do tecido que envolve a medula e o cérebro, denominado meningite. Outros sintomas são a perda de coordenação, confusão mental, problemas com a fala e a memória. Este vírus pode ser transmitido em poucos minutos.

O tempo de incubação dessas doenças é de até sete dias, depois começam os sintomas após a mordida.

O carrapato é o vetor de doenças devido ao parasita que usa animais como hospedeiros para obter o sangue necessário para se desenvolver. Matar o carrapato enquanto preso não é recomendado, já que pode libertar o parasita que busca um novo hospedeiro. Nem todo carrapato está infectado, caso esteja, de acordo com a literatura, quanto menos tempo ele ficar em contato com a pele, menor será a probabilidade de se contrair doença.

Fonte
Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: