6 animais pré-históricos que existem até hoje

27/05/2021 às 05:002 min de leitura

Conforme os milênios passam, a Terra sofre mutações e o mesmo se dá para os seres vivos que nela habitam. Enquanto espécies novas vão surgindo aos poucos, outras conseguiram prevalecer por longos períodos e viram a realidade de seus habitats se transformar aos poucos. 

Pensando nisso, nós separamos uma lista com seis animais pré-históricos que conseguiram se adaptar a essa nova realidade e existem até hoje. Olha só!

1. Barata

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

Verdadeiras inimigas dos donos de casa, as baratas podem ser encontradas por qualquer canto do planeta. Entretanto, os registros mais antigos de fósseis mostram que essas grotescas criaturas existem há mais de 320 milhões de anos.

Em contraponto aos seus ancestrais, as baratas de hoje possuem muito mais variações de padrão e de nervura das asas e dos espinhos nas patas. 

2. Dragão-de-komodo

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

Os dragões-de-komodo impressionam por serem a maior espécie de lagartos do mundo, localizados na região da Indonésia. Podendo alcançar 40 centímetros de altura, 3 metros de comprimento e até 166 kg, acredita-se que passou a se diferencias dos seus ancestrais há 4 milhões de anos.

3. Tartaruga

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

Ao contrário das espécies atuais, o ancestral das tartarugas não possuía uma carapaça unida a sua costelo — sendo o fóssil mais antigo datado para mais de 215 milhões de anos. 

De acordo com os pesquisadores, estima-se que as tartarugas tenham atravessado o  período Jurássico sem dentes, quando acoplaram o casco à sua morfologia e se transformaram em cágados e tartarugas marinhas.

4. Crocodilo

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

Predadores ferozes, os crocodilos são considerados os parentes mais próximos dos dinossauros no planeta. Apesar de terem evoluído há 84 milhões de anos, os ancestrais mais antigos da espécie habitaram a Terra há 230 milhões de anos. Desde então, eles sofreram poucas alterações na morfologia.

5. Ocapi

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

Naturais do nordeste da República Democrática do Congo, os ocapis são mamíferos com pernas listradas bem parecidas com as das zebras. Entretanto, é uma espécie bem mais próxima das girafas e pode chegar a medir 1,5 metro de altura, 2,5 metros de comprimento e pesar até 350 kg. 

Em risco de extinção, acredita-se que essa criatura tenha surgido no planeta há 11,5 milhões.

6. Tubarão-Cobra

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Também chamados de tubarões-enguia, os tubarões-cobra fazem parte de uma espécie basicamente em extinção. Encontrado em grandes profundidades, esse animal pode medir até 2 metros de comprimento e considerado um dos animais mais antigos já encontrados vivos.

No passado, fósseis com mais de 80 milhões de anos desta espécie já foram encontrados. 


NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: