Seja o primeiro a compartilhar

Por que temos cílios e sobrancelhas?

Você já parou para se perguntar qual o motivo para os seres humanos possuírem cílios e sobrancelhas? Quando nos olhamos no espelho, podemos erroneamente pensar que esses pelos não cumprem qualquer função e existem apenas para que nossas faces não fossem uma completa "tela em branco". 

Entretanto, ambos cumprem uma função muito maior do que a decorativa e servem para proteger um bem essencial: nossos olhos. Servindo como uma camada adicional de proteção ao rosto, os cílios e sobrancelhas existem para que líquidos, detritos, poeiras e até mesmo insetos se mantenham longe da parte importante da nossa visão.

Proteção importante

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

Por mais estranho que pareça pensar nisso, as sobrancelhas tentam impedir substâncias como suor, caspa e chuva de cair sobre o seu rosto. Dessa forma, elas podem capturar e absorver essa material ou direcioná-lo para a lateral da sua face e longe dos seus olhos.

Além disso, as sobrancelhas cumprem mais algumas funções. Por exemplo, elas também são ferramentas fundamentais de expressão facial e para comunicar emoções sutis. Estudos também sugerem que o arco da sobrancelha tenha evoluído para permitir aos seres humanos demonstrarem expressões mais marcantes por meio delas.

Enquanto isso, os cílios atuam quase como os bigodes dos gatos. Longos e sensitivos, eles engatilham uma resposta das pálpebras quando qualquer coisa os toca e atua como um mecanismo de defesa. Sem eles, piscar demoraria muito mais e seus olhos estariam expostos ao perigo por mais tempo.

Cuidados com os pelos

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

Algumas condições podem fazer com que as pessoas percam os cílios e sobrancelhas, como em resposta ao tratamento de câncer ou até mesmo níveis mais avançados de alopecia. Em outros casos, os cílios podem cair sem motivos aparentes ou podem ser arrancados por alguém sofrendo de ansiedade.

Vale ressaltar, entretanto, que qualquer indício de que os pelos estão afinando, caindo ou mudando pode ser um importante sinal para que essa pessoa busque ajuda profissional para descobrir a raiz do problema e como tratá-lo. Lembre-se de que toda mudança pode ter consequências ao organismo.

Se você decidir mudar seus cílios ou sobrancelhas por razões estéticas, tome sempre muito cuidado. Especialmente em casos de pessoas que desejam tingir os pelos, é importante manter a tinta extremamente longe dos olhos para prevenir qualquer tipo de dano à visão. 

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.

Comentários

Você já percebeu que passamos por algumas mudanças por aqui, né? Uma delas é melhorar também o nosso campo de comentários - e nada melhor do que você, nosso leitor, para nos ajudar e garantir que a gente esteja no caminho certo. Substituímos temporariamente nossos comentários por uma pesquisa rápida para implementarmos mais uma melhoria. Como você acredita que nossa interação pode ser mais próxima aqui?

CLIQUE AQUI PARA RESPONDER