publicidade

Por que os gatos gostam de 'amassar pãozinho' com as patas?

18/06/2021 às 07:302 min de leitura

Qualquer amante de gato já deve ter percebido que os bichanos volta e meia adoram afofar as coisas com suas patas. Esse ato, que ficou apelidado como "amassar o pão", é uma característica bastante comum entre espécimes de felinos e é interpretado de diversas maneiras pelos seres humanos.

Afinal, você sabe o que o seu gato quer dizer quando começa a abrir e fechar de maneira ritmada? De acordo com pesquisadores que estudam o comportamento dos gatos, o movimento de "afofar" com as patas costuma ser um sinal de que o animal está relaxado. Portanto, precisamos levar em consideração quais são os sinais de que o seu gato está feliz.

Herança comportamental

(Fonte: Unsplash)(Fonte: Unsplash)

Se observarmos o comportamento de gatinhos recém-nascidos, poderemos notar que o ato de afofar é algo feito desde muito cedo. Um filhote costuma acariciar a barriga da mãe como uma maneira de demonstrar que está com fome e pronto para receber o leite materno.

Ao mesmo tempo, é comum que os gatos ronronem enquanto estão realizando essa ação com as patas. Essas rápidas vibrações utilizando os músculos da garganta são outra forma de sinalizar a necessidade por atenção. Combinando esses dois comportamentos, os gatinhos estão pedindo às suas mães para permanecerem quietas enquanto mamam. 

Nesse momento, os gatos estão tão relaxados que podem acabar dormindo durante a amamentação. Porém, se os felinos param de amamentar aos dois meses de idade, por que eles continuam "amassando o pão" mesmo durante a vida adulta? Tudo seria uma questão de herança comportamental.

Momentos de relaxamento

(Fonte: Unsplash)(Fonte: Unsplash)

O ato de afofar parece ser mais comum em alguns gatos do que em outros. Se esse não é um padrão de comportamento do seu animal de estimação, existem fortes indícios de que ele esteja se sentindo estressado ou simplesmente não enxerga uma maneira de demonstrar relaxamento realizando esse movimento com as patas.

Mesmo assim, é bastante seguro presumir que um gato que está demonstrando esse comportamento sente-se calmo, contente e pronto para se acalmar, assim como um gatinho que se instala para mamar e dormir. Amassar também pode ser uma forma de comunicação entre os gatos e humanos.

Durante anos de domesticação, é possível que os gatos tenham aprendido uma maneira de demonstrar afeto pelos seus donos. Sendo assim, talvez esse seja um indicativo de que o seu felino queira dizer "eu gosto de você". 



publicidade

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: