Seja o primeiro a compartilhar

Por que faz tanto frio em Curitiba?

Com a chegada de uma nova frente fria no Sul e Sudeste, as redes sociais são tomadas por posts e comentários de amantes do frio e de pessoas que detestam a estação. No meio das piadas e memes, sempre aparece um curitibano dizendo: “você diz que na sua cidade está frio, mas é porque você não conhece o frio de Curitiba”. 

Desde que o Inmet registra a temperatura na cidade, em 1961, o menor valor registrado foi de -5,4?°C em setembro de 1972. (Fonte: Freepik/Reprodução)Desde que o Inmet registra a temperatura na cidade, em 1961, o menor valor registrado foi de -5,4?°C em setembro de 1972. (Fonte: Freepik/Reprodução)

Para essa semana, do dia 28/06 a 02/06, os termômetros da capital do Paraná podem chegar a 0 graus. Mas saiba que há uma explicação científica por trás das brincadeiras. Ou seja, a capital, de fato, é a mais fria do país

O motivo é justamente a sua localização, já que a distância dos trópicos faz com que a incidência solar seja menor nessa época do ano. No inverno, a inclinação da Terra deixa toda a região Sul mais distante do sol.

Quais as características da cidade?

Embora o Brasil seja um país tropical, por sua localização, Curitiba apresenta um clima temperado em que faz frio e chove bastante. Ou seja, os curitibanos têm menos dias ensolarados que os natalenses, por exemplo. Os estados do Nordeste estão mais próximos da Linha do Equador e recebem incidência solar com maior regularidade, mesmo no inverno. 

Porém, a localização da cidade não é a única explicação do frio, pois se fosse assim Florianópolis e Porto Alegre deveriam ser mais geladas que a capital curitibana. A altitude de Curitiba, a 935 m da linha do mar, e sua proximidade com as praias influenciam o clima. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a proximidade do mar e a predominância do vento do Quadrante Leste levam a umidade do oceano para a cidade, aumentando a nebulosidade. Mais nuvens, significa menos sol durante o dia. 

O frio de Curitiba pode ser explicado por sua localização geográfica, proximidade com as serras e altitude. (Fonte: Pixabay/Reprodução)O frio de Curitiba pode ser explicado por sua localização geográfica, proximidade com as serras e altitude. (Fonte: Pixabay/Reprodução)

Além de fria, a cidade também é marcada pelo alto índice de chuva. Em média, a cada 2,2 dias, um é chuvoso em Curitiba. Além dos motivos já citados, a cidade fica entre a Serra do Mar e a Serra de São Luiz do Purunã, que atingem 1,2 mil metros de altitude nos pontos mais altos. Ou seja, é uma região que retém umidade trazida pelo litoral, ocasionando nas chuvas da cidade.

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.

Comentários

Você já percebeu que passamos por algumas mudanças por aqui, né? Uma delas é melhorar também o nosso campo de comentários - e nada melhor do que você, nosso leitor, para nos ajudar e garantir que a gente esteja no caminho certo. Substituímos temporariamente nossos comentários por uma pesquisa rápida para implementarmos mais uma melhoria. Como você acredita que nossa interação pode ser mais próxima aqui?

CLIQUE AQUI PARA RESPONDER