14
Compartilhamentos

Por que faz tanto frio em Curitiba?

Com a chegada de uma nova frente fria no Sul e Sudeste, as redes sociais são tomadas por posts e comentários de amantes do frio e de pessoas que detestam a estação. No meio das piadas e memes, sempre aparece um curitibano dizendo: “você diz que na sua cidade está frio, mas é porque você não conhece o frio de Curitiba”. 

Desde que o Inmet registra a temperatura na cidade, em 1961, o menor valor registrado foi de -5,4?°C em setembro de 1972. (Fonte: Freepik/Reprodução)Desde que o Inmet registra a temperatura na cidade, em 1961, o menor valor registrado foi de -5,4?°C em setembro de 1972. (Fonte: Freepik/Reprodução)

Para essa semana, do dia 28/06 a 02/06, os termômetros da capital do Paraná podem chegar a 0 graus. Mas saiba que há uma explicação científica por trás das brincadeiras. Ou seja, a capital, de fato, é a mais fria do país

O motivo é justamente a sua localização, já que a distância dos trópicos faz com que a incidência solar seja menor nessa época do ano. No inverno, a inclinação da Terra deixa toda a região Sul mais distante do sol.

Quais as características da cidade?

Embora o Brasil seja um país tropical, por sua localização, Curitiba apresenta um clima temperado em que faz frio e chove bastante. Ou seja, os curitibanos têm menos dias ensolarados que os natalenses, por exemplo. Os estados do Nordeste estão mais próximos da Linha do Equador e recebem incidência solar com maior regularidade, mesmo no inverno. 

Porém, a localização da cidade não é a única explicação do frio, pois se fosse assim Florianópolis e Porto Alegre deveriam ser mais geladas que a capital curitibana. A altitude de Curitiba, a 935 m da linha do mar, e sua proximidade com as praias influenciam o clima. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a proximidade do mar e a predominância do vento do Quadrante Leste levam a umidade do oceano para a cidade, aumentando a nebulosidade. Mais nuvens, significa menos sol durante o dia. 

O frio de Curitiba pode ser explicado por sua localização geográfica, proximidade com as serras e altitude. (Fonte: Pixabay/Reprodução)O frio de Curitiba pode ser explicado por sua localização geográfica, proximidade com as serras e altitude. (Fonte: Pixabay/Reprodução)

Além de fria, a cidade também é marcada pelo alto índice de chuva. Em média, a cada 2,2 dias, um é chuvoso em Curitiba. Além dos motivos já citados, a cidade fica entre a Serra do Mar e a Serra de São Luiz do Purunã, que atingem 1,2 mil metros de altitude nos pontos mais altos. Ou seja, é uma região que retém umidade trazida pelo litoral, ocasionando nas chuvas da cidade.

Você sabia que o Mega Curioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.