O que são os fios brancos que aparecem nas gemas dos ovos?

07/07/2021 às 09:362 min de leitura

Se você é amante de ovos, sejam eles cozidos, mexidos ou fritos, já deve ter notado algumas particularidades em suas anatomias. Por vezes, quando quebramos a casca de um ovo, podemos acabar nos deparando com uma esquisita substância branca que vira grudada à gema e não parece ser nem um pouco natural.

Afinal, o que é aquilo? Caso você tenha ficado surpreso ao encontrar esse bizarro frio branco na anatomia do ovo, não há motivos para permanecer assustado. Apesar da aparência super esquisita, isso não significa necessariamente de que a sua comida está estragada ou precisa ser jogada fora. Entenda!

Substância branca

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

O ovo costuma parecer uma das comidas mais simples do mundo todo, mas a realidade não é bem assim. Apesar do fácil preparo e de poder ser utilizado para uma infinidade de receitas, tudo o que ocorre dentro de sua casca é bastante complexo e fascinante — tal qual a inusitada substância branca na gema. 

A verdade é que essa parte costuma ser chamada de chalaza e é extremamente fundamental para o desenvolvimento do ovo. Ou seja, a estranha substância branca não é nenhuma veia ou cordão umbilical de um pintinho que não desenvolveu, mas sim uma parte necessária para que o ovo cresça corretamente.

Existem duas chalazas em um ovo: uma que fica suspensa no topo da casca e outra na parte inferior. Essencialmente, essas estruturas em formato de corda são compostas por proteínas, que se ligam a gema para protegê-la de qualquer tipo de impacto sofrido pelas laterais do ovo. Sem isso, a gema provavelmente estouraria com mais facilidade ainda dentro da casca.

Alimento saudável

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

Por mais chocante e estranho que seja observar, a chalaza faz parte da anatomia normal de um ovo e não há qualquer problema em ingeri-la. Na pior das hipóteses, se mesmo apenas olhar já te traz uma sensação de desgosto, ela tende a desaparecer depois de entrar em contato com o calor e não será mais uma preocupação para você.

Mesmo que ver um fio branco ao lado de uma gema amarela possa te deixar com um pé atrás, a visibilidade da chalaza em um ovo cru na verdade é um ótimo sinal de que o alimento ainda está fresco. Caso essa substância não possa mais ser vista, isso pode significar que o seu ovo está parado na geladeira por muito tempo.

A chalaza não deve interferir em suas receitas, a menos que você esteja buscando a suavidade absoluta de um pudim ou creme caseiro. Nesses casos, você pode usar uma peneira para limpar as gemas antes de transformá-las em uma belíssima sobremesa.


NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: