'Vulcão de lama' causou grande explosão no Mar Cáspio

07/07/2021 às 14:002 min de leitura

No domingo (4), imagens impressionantes de uma coluna de fogo gigantesca em meio ao Mar Cáspio, na costa do Azerbaijão, correram o mundo, deixando muitas pessoas assustadas. Inicialmente, levantou-se a hipótese de a explosão estar relacionada às plataformas de petróleo e gás da região, mas a causa foi outra.

A empresa estatal Socar, responsável pela exploração de óleo e gás, afirmou que não houve nenhum acidente em suas plataformas, eliminando as suspeitas iniciais das autoridades. De acordo com ela, a explosão foi causada por um dos muitos vulcões de lama existentes na área.

Considerado um tipo raro de vulcão, ele é formado no subsolo e expele lama superaquecida em vez da lava, como acontece nos vulcões tradicionais. O material liberado por este fenômeno natural, em erupções que podem ser muito fortes, como esta no Mar Cáspio, inclui água, minerais e gases inflamáveis.

Os vulcões de lama são formados pelo aquecimento da água nas profundezas do planeta, que se mistura com minerais e rochas. Não se sabe exatamente o que causa a ignição deles, mas uma possibilidade está nas faíscas geradas pelo atrito entre os pedregulhos no seu interior, levando à explosão.

"Terra do fogo"

Contando com aproximadamente 400 vulcões de lama dos cerca de 1 mil existentes em todo o planeta, o Azerbaijão foi apelidado de “Terra do Fogo”, segundo a BBC. O país também é conhecido por possuir uma grande quantidade de reservas de petróleo e gás natural, onde há incêndios que são descritos desde o século XIII.

A maioria destes vulcões fica em pequenas ilhas criadas a partir das suas próprias erupções. Porém, há também aqueles localizados abaixo da superfície, que formam picos temporários acima da água quando ativos, conforme o geofísico da Universidade de Adelaide Mark Tingay.

(Fonte: BBC/Reprodução)(Fonte: BBC/Reprodução)

De acordo com o especialista, alguns dos maiores e mais violentos vulcões de lama do mundo ficam nesta região da costa do Azerbaijão. Grandes explosões podem acontecer várias vezes por ano, resultando em incêndios com enormes colunas de fogo.

Ele afirma que essa erupção mais recente ocorreu na ilha Dahsly, também conhecida como Ignatiy Stone Bank, localizada a 75 km da costa da cidade de Baku. O fogo, que começou às 21h30 (horário local) do domingo, ainda queimava na manhã seguinte.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: