6 curiosidades impressionantes sobre os pelicanos

08/08/2021 às 07:002 min de leitura

Talvez você ainda não saiba disso, mas os pelicanos são criaturas verdadeiramente impressionantes. Além de suas intrigantes patas e sua capacidade de caça absurda, essas aves são conhecidas por guardarem suas refeições em seus bicos.

Você sabia que eles conseguem guardar muito mais do que peixes nesses "bolsos" na garganta? Para você ficar ainda mais interessado por esses animais, nós fizemos uma lista com seis curiosidades sobre a vida dos pelicanos que provavelmente vão fazer o seu queixo cair. Confere só!

1. Árvore genealógica extensa

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

O fóssil de pelicano mais antigo já encontrado é um crânio de 30 milhões de anos, achado em um sítio arqueológico na França. No passado, paleontólogos já haviam encontrado exemplos semelhantes na Alemanha, na Índia, no Quênia, no Peru e na Austrália.

Hoje, existem oito espécies de pelicanos espalhadas por todos os continentes do mundo — exceto na Antártida. Sendo assim, eles fazem parte de uma família que já habitava o nosso planeta há muito tempo.

2. Função do bico

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Ao contrário do que a maioria das pessoas acredita, os pelicanos não usam seus "bolsos" na garganta para guardar alimento. Na verdade, essa é a principal ferramenta deles para capturar comida, não armazená-la. 

Como esses bolsos são altamente flexíveis, eles podem contrair e expandir atuando como rede de pesca natural. Portanto, depois de conseguir pegar um peixe, o pelicano tende a drenar a água que veio junto virando um pouco a cabeça e contraindo os músculos da boca.

3. Alimentação diversa

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Outra informação interessante é que os pelicanos não se alimentam somente de peixes. Em 2006, por exemplo, os moradores de Londres ficaram chocados ao ver um pelicano engolindo uma pomba na frente de diversas crianças presentes no St. James's Park. Esse tipo de ataque não é tão inusitado, pois, apesar de serem especialistas em devorar peixes, eles também se alimentam de crustáceos, anfíbios, tartarugas e outras aves menores.

4. Caça em grupo

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Quando olhamos de longe, podemos pensar que os pelicanos simplesmente mergulham loucamente em busca de uma presa. Entretanto, esses animais costumam ter uma estratégia muito inteligente para conquistar a refeição que desejam.

Para aumentar as chances de sucesso, muitos pelicanos caçam em grupo, voando em formato de "U". Assim, eles conseguem agrupar os peixes em um espaço reduzido de água e facilitam o mergulho de outros colegas.

5. Chifre temporário

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

O pelicano-branco-americano, nativo da América do Norte, mede 1,2 metro de altura e 2,7 metros de envergadura, mas essas não são as informações mais importantes sobre a anatomia desse animal. Todo ano, algo de muito estranho acontece com essa espécie: na temporada de acasalamento, que dura entre março e maio, um estranho "chifre" amarelo ou alaranjado surge no topo do bico dos espécimes sexualmente amadurecidos — machos e fêmeas. No fim desse período, essa estrutura fibrosa repentinamente cai e é substituída por uma versão novinha no ano seguinte.

6. Respiração pela boca

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

Tecnicamente, os pelicanos têm duas aberturas nasais em seus bicos. Mesmo assim, estas são seladas em todas as oito espécies de pelicanos existentes no mundo. Porém, isso não quer dizer que elas sejam completamente inúteis.

Essas "glândulas" respiratórias escondidas servem para que eles consigam remover o excesso de sal da corrente sanguínea, visto que estão em contato com a água salgada o tempo todo. Essa é uma característica essencial para a sobrevivência da espécie. Bem, agora que sabemos que as aberturas nasais não são usadas para a respiração, não deve ser nenhuma surpresa que essas criaturas respirem predominantemente pela boca. 

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: