Anticiclone Lúcifer: fenômeno eleva temperatura da Itália a quase 50 °C

12/08/2021 às 09:002 min de leitura

Uma onda de calor histórica está atingindo a ilha da Sicília, no extremo sul da Itália, com temperaturas de até 48,8 °C, de acordo com medições confirmadas nesta última quarta-feira (11). Segundo a Organização Meteorológica Mundial (OMM), a nova marca quebrou o antigo recorde europeu, quando 48 °C foram registrados em Atenas, Grécia, no ano de 1977, e a motivação para o aumento significativo seria a chegada de um anticiclone vindo da África.

Apelidado de Lúcifer, o anticiclone, fenômeno que indica a formação de áreas de alta pressão causado pelo movimento descendente do ar, resultou na emissão de alertas vermelhos em várias cidades italianas. Assim como vem ocorrendo nas últimas semanas em locais como Grécia, Turquia e Espanha, o calor extremo no Mediterrâneo levou à propagação de inúmeros incêndios florestais no sul da Itália, afetando severamente terras da Sicília, Calábria e Puglia.

(Fonte: Reuters / Reprodução)(Fonte: Reuters/Reprodução)

Em nota, o Ministério da Saúde da Itália e o Corpo de Bombeiros afirmaram que trabalham em mais de 300 operações de combate ao fogo em um período de 12 horas diárias, lidando com a evacuação de moradores, controle de chamas e assistencialismo a afetados pelos incêndios, feridos e mortos. Até o momento, dois habitantes da Calábria e um da Sicília foram confirmados como vítimas fatais.

Entenda o anticiclone

O anticiclone é um fenômeno natural conhecido como Centro de Altas Pressões. Em comparação com regiões vizinhas de mesmo nível, ele concentra áreas de alta pressão em que os ventos se movimentam em caminhos circulares ligeiramente desviados para fora do centro, resultando em um cenário com poucas nuvens, baixo índice de chuva e tempos secos e estáveis que pode alcançar dimensões entre 1 mil e 3 mil quilômetros de diâmetro.

(Fonte: Jovem Explorador / Reprodução)(Fonte: Jovem Explorador/Reprodução)

Ao gerar uma grande circulação de ar em torno de uma única região, o anticiclone aquece muito pouco a temperatura de orvalho, que é a temperatura em que o vapor-d'água contido no ar circulante condensa, ou seja, vai do estado gasoso para o líquido, e faz com que a umidade presente em suas dimensões seja basicamente inexistente. 

Em relação ao anticiclone Lúcifer, previsões sugerem que ele continue seguindo em direção ao norte da Itália, agravando as condições climáticas em Roma e no centro da Europa.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: