Os 6 animais mais lentos do mundo

19/08/2021 às 11:002 min de leitura

Durante a infância, a maioria de nós já ouviu falar no conto da Lebre e a Tartaruga. Por mais que a história tenha sido feita para nos ensinar que nada na vida deve ser levado como garantia e que a pressa é inimiga da perfeição, o maior recado que absorvido disso tudo acabava sendo: as tartarugas são extremamente vagarosas.

Mas o quão lentas elas são em comparação a outros animais da natureza? Pensando nisso, nós criamos uma lista com as seis criaturas mais lentas do mundo para você ficar ainda mais impressionado sobre como um ser vivo pode ser tão devagar. Preste bastante atenção!

6. Peixe-boi

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Em comparação com outros animais que aparecerão nesta lista, o peixe-boi pode ser considerado relativamente rápido, mas levando em conta seu peso e desdém por se movimentar, ele costuma ser uma criatura muito lenta. Chegando a medir quase 4 metros de comprimento e pesar 1,5 tonelada, o peixe-boi nunca está com muita pressa.

Por isso, eles se locomovem, em média, na velocidade de 4,6 km/h, ligando o acelerador apenas quando se sentem muito ameaçados por algum predador.

5. Slow loris

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

O que esperar de um animal que foi literalmente batizado por ser lento? O slow loris, por ser o único primata venenoso no mundo todo, adquiriu uma proteção contra predadores que o permite viver a vida lentamente. Por isso, costumam se locomover a 1,9 km/h quando não estão atrás de comida.

Esses curiosos macacos podem parecer extremamente fofos, mas têm toxinas em suas bocas e liberam veneno por meio de glândulas localizadas em seus cotovelos. Dessa forma, conseguem envenenar um adversário caso sejam mordidos.

4. Tartaruga gigante

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Logicamente, não poderia faltar uma espécie de tartaruga nesta lista. Entre todas as subespécies de tartarugas gigantes, a tartaruga-das-galápagos se destaca por viver mais de 150 anos. Essas enormes criaturas que habitam o arquipélago de Galápagos, no Equador, não são muito fãs de se movimentarem. Durante o dia, elas raramente caminham mais do que alguns quilômetros, visto que a sua velocidade máxima chega em torno de 0,3 km/h.

3. Estrela-do-mar

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Não é à toa que o personagem Patrick Estrela, de Bob Esponja, é visto como extremamente preguiçoso. O motivo para isso está no fato das estrelas-do-mar serem nem um pouco rápidas e adorarem permanecer agarradas em um mesmo local. 

De acordo com a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA), uma estrela-do-mar necessita de seus mais de 15 mil "pés" em formato de tubo para se locomover por apenas 1 metro por minuto ou 0,06 km/h. 

2. Lesma de jardim

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Alguma vez você já foi chamado de lesma no trânsito? A verdade é que esses animais fazem por merecer pela fama. Porém, esse é o preço que se paga quando você só tem um membro do corpo para te ajudar a se locomover. No caso das lesmas de jardim, elas necessitam de um órgão muscular para impulsioná-las pelo caminho, que vai liberando um rastro de muco para reduzir o atrito com o chão.

Esse é o motivo para você conseguir sempre enxergar essas marcas pelo jardim e também pelo qual esses animais só conseguem atingir a velocidade de 0,04 km/h.

1. Bicho-preguiça

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Em primeiro lugar na lista, a preguiça-de-três-dedos alcança o pódio da maneira mais lenta possível. Representante dos bichos-preguiça, esse animal costuma passar boa parte do seu dia pendurado no topo das árvores sem se mexer nem um pouquinho.

O grande motivo disso é seu metabolismo extremamente lento, que permite a elas se alimentarem de poucas quantidades de folhas para sobreviver. Por isso, a velocidade média dos nossos vencedores é de apenas 0,01 km/h. Isso que é levar a vida com calma!

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: