Tempo ruim realmente afeta sua internet?

05/10/2021 às 12:002 min de leitura

Têm dias que tudo parece dar errado, e a internet teima em não funcionar, sobretudo em dias chuvosos ou com grandes mudanças climáticas. Nesses momentos, é comum nos questionarmos se o tempo ruim realmente exerce algum tipo de influência na conexão que temos dentro de casa. Afinal, qual é o real efeito do mau tempo (chuva, neve ou até mesmo calor extremo) na instabilidade da internet?

Por mais direta que essa pergunta seja, ela exige um grau de entendimento a respeito das conexões de rede. Portanto, vamos entender um pouco mais dos diferentes tipos de instalação de internet e como cada uma delas reage às mudanças no tempo.

Roteador de Wi-Fi

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

Caso a sua internet seja proveniente de um roteador de Wi-Fi instalado em um escritório, dentro de casa ou em algum estabelecimento fechado, é pouquíssimo provável que qualquer algo que aconteça do lado de fora tenha qualquer efeito na estabilidade da conexão.

A única exceção aconteceria por causa da umidade, a qual é muito mais difícil de controlar do que a chuva. Quando o ar está muito úmido, o sinal de rede encontra maiores dificuldades para ser enviado, o que consequentemente resulta em uma internet devagar e, consequentemente, estressante.

Porém, um simples dia úmido não costuma ser o suficiente para causar grandes estragos. Na maioria das vezes, os grandes problemas acontecem em dias muito quentes, fazendo o roteador superaquecer e perder um pouco da capacidade de propagar o Wi-Fi.

Internet a cabo ou satélite 

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

Se a sua internet funciona a cabo ou a satélite, então as chances do mau tempo terem afetado a estabilidade da sua conexão são um pouco maiores. Ondas de satélites têm dificuldade em se propagar por meio de barreiras sólidas, como árvores, prédios ou até mesmo chuva — especialmente por sua densidade. 

Para os usuários de cabos, as altas temperaturas causam problemas semelhantes ao que acontece com o roteador de Wi-Fi. Por exemplo, é comum que temperaturas altas ou chuvas fortes provoquem danos nos cabos e impossibilitem a chegada da rede. Sendo assim, tempestades estão de certa forma relacionadas com a conexão de internet, mas tudo depende do modelo que você está usando.

Na maioria dos casos, o fator que mais provoca instabilidade de rede durante dias de chuvas é a quantidade de pessoas usando a mesma conexão. Com mais gente dentro de casa, é provável que a sua internet não esteja conseguindo dar conta do recado e apresente um pouco de lentidão por algum momento.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: