Como as formigas sabem onde está o açúcar?

30/10/2021 às 06:002 min de leitura

Se algum dia você já detectou um grupo de formigas vagando pela sua cozinha ou amontoada em volta de uma pequena pilha de açúcar, saiba que elas estão fazendo apenas o trabalho delas. Mas como esse mecanismo de “caça” funciona para essas pequenas criaturas?

Em primeiro lugar, precisamos entender como funciona a sociedade das formigas e quais delas são encarregadas de ir atrás do alimento. Depois disso, é importante ter em mente algumas estratégias que você pode adotar em sua casa para evitar esse tipo de problema e diminuir o número de formigas rondando sua cozinha.

Operárias em trabalho

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

Todos os formigueiros funcionam como uma sociedade organizada de divisão de trabalho. E entre as funções disponíveis existem as formigas operárias, que são responsáveis por reconhecer as moléculas de alimento por meio de um receptor em suas antenas chamado de sensilas.

Depois que esse alimento é detectado, essas mesmas formigas voltam para as suas colônias emitindo um sinal de ajuda. É por esse motivo que logo elas passam a se multiplicar em um ambiente e aparecem em um grande montante de uma hora para outra. 

Durante a segunda expedição, as formigas saem liberando um rastro de feromônios pelo caminho para evitar com que elas se percam. Então, tudo é planejado para que uma peregrinação seja feita até a fonte de alimento, e que a colônia seja abastecida de maneira que nenhuma delas fique com fome.

Dividindo a refeição

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

Em geral, cada espécie de formiga costuma buscar por tipos de alimentos diferentes. Entretanto, o açúcar acaba sendo o predileto entre todas elas porque é uma grande fonte de energia e é encontrado em abundância em casas e apartamentos. Depois de achar essa fonte de alimento e voltar para a colônia, as formigas passam a se organizar.

Quem não ajudou a recolher a comida passa a separar o que vai ser comido naquele instante, o que será estocado e o que será dado às larvas. Além disso, as formigas conseguem se comunicar através das antenas para saber quem é que está com mais fome ou quem já se alimentou no dia.

Para se ter ideia de como essas criaturas são inteligentes, elas conseguem memorizar até 14 cheiros diferentes ao longo da vida e saem doidas em busca de seus alimentos favoritos quando sentem o cheiro. Essa memória pode durar por até um mês — tempo suficiente para que ela contribua para a colônia. 

Tirando as formigas da cozinha

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

Se você sentir que o excesso de formigas perambulando pela sua cozinha têm sido um problema, existem alguns procedimentos que você pode adotar para tentar resolver essa situação. Em geral, as formigas de apartamento costumam montar suas colônias em rachaduras espalhadas pela casa ou em algum buraco específico.

A maneira mais eficiente, porém menos econômica, de tentar acabar com esse problema seria chamar um dedetizador para averiguar a situação do seu domicílio. Esse profissional conseguirá identificar de onde tantas formigas estão saindo e aplicará a solução química correta para que elas não infestem mais o ambiente.

Logicamente, também existem pela internet alguns truques caseiros que as pessoas costumam adotar para diminuir a frequência com que as formigas façam suas viagens até a cozinha. Uma possibilidade, por exemplo, é colocar um pedaço de casca de limão ou de laranja no açucareiro. 

Medidas que disfarcem o cheiro do açúcar podem confundi-las completamente e fazer com que as formigas deixem de ser algo indesejável no dia a dia da sua cozinha. 

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: