Por que fabricantes de tintas estão ficando sem a cor azul?

28/10/2021 às 06:442 min de leitura

Se você planeja pintar alguma coisa de azul, é bom correr para a loja mais próxima e garantir sua lata de tinta logo: essa cor está em falta no mercado internacional, segundo matérias publicadas pelos portais de economia Bloomberg e Business Insider. 

Na verdade, as próprias latas de tinta podem começar a sumir das lojas, já que o metal usado para fazer os recipientes está em falta nos fornecedores. 

Este segundo contratempo até dá para contornar, transportando as latas vazias de vários países para a fábrica… Mas o problema da tinta azul está se tornando uma preocupação nas indústrias de tintas. A Azko Nobel, dos Países Baixos, afirmou que precisa de 50 a 60 ingredientes para fazer tinta azul e um pigmento básico está impossível de achar. Essas cores já começaram a faltar nas fábricas.

A concorrente, Sherwin-Williams, relatou que também está passando pelos mesmos problemas e que essa crise deve durar até meados de 2022. Então, é bem provável que isso atinja também os clientes, que vão começar a ter dificuldade para achar a cor azul nas lojas, em breve.

Como dissemos no começo: corre comprar sua tinta azul!

A moça teve que deixar metade do quadro branco porque acabou a tinta azul no meio da pintura! (Imagem: Pexels)(Fonte: Pexels)

Leia também: Cientistas recriam rara tinta azul do período medieval

Crise de suprimentos afeta várias indústrias

Com ingredientes mais difíceis de encontrar, não é de se surpreender que as coisas também estejam mais caras. A Azko Nobel, por exemplo, aumentou o preço médio das suas tintas em 6% desde o início do ano e deve aumentar mais 6% até 2021 acabar. 

Outras fabricantes relataram o mesmo tipo de aumento. Mesmo quando é possível contornar o problema — importando latas vazias, por exemplo —, o produto acaba saindo mais caro. E o consumidor também paga mais caro. 

Mas não é só a tinta azul ou o aço das latas que está em falta: a Azko Nobel afirmou que um componente químico usado em tintas à prova d'água também deixou de ser oferecido. Uma má notícia para quem estava pensando em pintar a parte de fora da casa.

Essa crise toda é causada por ela, é claro: a pandemia de covid-19. Isso porque a produção de itens diminuiu muito durante a crise sanitária e econômica. A demanda já está voltando, mas há fábricas que não conseguiram voltar no mesmo ritmo. A crise dos semicondutores é um grande exemplo disso: com a falta de chips, também estão faltando diversos produtos eletrônicos, de video games a carros zero-quilômetro. 

Imagine como será difícil fabricar um produto eletrônico azul.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: