Por que os cachorros levantam a pata para fazer xixi?

Mesmo que você nunca tenha cuidado de um cachorrinho em casa, já deve ter percebido que eles levantam uma das patas traseiras toda vez que vão fazer xixi, né? 

Principalmente quando estão passeando, alguns cães levantam a perninha em tudo quanto é árvore e poste, urinando um pouco em cada lugar. Tudo isso para marcar território, é claro — a urina é uma maneira de dizer "eu estive aqui" para os outros caninos. 

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

A questão é que os cachorros não necessariamente precisariam levantar a perna para o xixi sair — tanto que os filhotes e diversos cães castrados conseguem urinar normalmente apenas se abaixando. Então, por que a maioria deles faz isso?

Um jato mais potente

Mais do que dizer "eu estive aqui", a urina tem diversas informações sobre o cachorro: é quase uma "publicação nas redes sociais" falando sobre si. Por isso, os cães fazem de tudo para caprichar. Ao levantar a pata e urinar em um lugar vertical, os cães fazem o cheiro permanecer no local por mais tempo e ser percebido por demais cães. 

Com seu olfato poderosíssimo, outros cães podem descobrir o gênero do mijão, se ele passou por castração ou não, como está sua saúde e seu estresse, bem como seu "status social". Xixis mais altos pertencem a cães maiores e, possivelmente, mais fortes. Então, todos eles fazem o possível para mandar o jato lá para cima — mesmo que precisem se equilibrar em três patas.

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

Então está tudo certo com meu cachorro?

Se você estava intrigado com o malabarismo que seu cachorrinho faz toda vez que vai urinar, saiba que não há motivos para preocupação: isso é saudável para ele jogar seu xixi lá no alto e ser reconhecido por muitos outros colegas. 

Se ele nunca se acostumou a levantar sua patinha, também está tudo bem — alguns animais, especialmente fêmeas e os machos castrados, não desenvolvem esse hábito. Por outro lado, se ele costuma levantar a pata e parou de fazer isso, pode ser sinal de que há algo errado, como uma dor nas pernas ou indisposição. Melhor levá-lo ao veterinário.

É claro que esse hábito pode gerar situações incômodas, como um cão que faz xixi no sofá ou nas pernas das pessoas. Ainda assim, o problema não está em levantar as patas para urinar, mas sim no local onde o cão fez isso, né? Um simples treinamento pode resolver. Do mesmo modo, se o seu cão levanta a perna em cada árvore, e um passeio de 2 quadras demora quase 1 hora, você pode procurar um treinador. 

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

Sendo assim, em resumo, você pode deixar seu amigo canino levantar a perna sempre. Se ele simplesmente fizesse xixi abaixadinho, a poça seria absorvida rapidamente e nenhum outro cachorro iria cheirar as informações que ele quer tanto compartilhar. Não é isso que você quer que aconteça com suas fotos no Instagram, né? Pois bem...

Você sabia que o Mega Curioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.