Seja o primeiro a compartilhar

7 fatos sobre a suçuarana, o segundo maior felino das Américas

Reverenciado por culturas indígenas de todas as Américas, a suçuarana, ou puma, e que também é conhecido como leão-das-montanhas, é um versátil predador que chama atenção pelos mais diferentes hábitos de sua categoria. Capaz de ignorar humanos para caçar apenas presas fragilizadas, ela é um importante meio de preservação e manutenção dos ecossistemas, trabalhando em colaboração com a regulação de doenças e o excesso populacional.

Conheça abaixo algumas curiosidades sobre o segundo maior felino das Américas.

1. O quarto maior felino do mundo

(Fonte: Britannica / Reprodução)(Fonte: Britannica / Reprodução)

A suçuarana é o quarto maior felino do mundo — atrás de leões, tigres e onças-pintadas — e o segundo das Américas. Espécimes machos podem alcançar até 2,7 metros de comprimento e 100 quilos de massa corporal.

2. Velocidades absurdas

(Fonte: 1ZOOM / Reprodução)(Fonte: 1ZOOM / Reprodução)

Apesar de viver em zonas montanhosas e desfavoráveis para movimentação, a suçuarana atinge velocidades médias de 45 km/h enquanto caça presas. Por dia, estima-se que o animal caminhe até 30 quilômetros, cercando regiões habitáveis de até 1,5 mil km².

3. Língua versátil

(Fonte: Quora / Reprodução)(Fonte: Quora / Reprodução)

O leão-das-montanhas possui uma língua com papilas gustativas em formato de lixa. Com elas, é possível raspar a carne de difícil alcance fixadas em ossos de presas, além de tomar banho em um lento processo de autolimpeza.

4. Os filhotes de pumas

(Fonte: Pinterest / Reprodução)(Fonte: Pinterest / Reprodução)

A partir dos 2 ou 3 anos de idade, o puma já é capaz de reproduzir e gerar até três filhotes por vez. As crias, devido à cegueira atribuída até completar cerca de duas semanas de nascimento, são constantemente acompanhadas e vigiadas pela mãe, e assim permanecem durante seus dois primeiros anos de vida.

5. Hábitos solitários

(Fonte: Getty Images / Reprodução)(Fonte: Getty Images / Reprodução)

Apesar de compartilharem responsabilidades familiares, as suçuaranas são frequentemente vistas como animais solitários. Após a reprodução, os machos tendem a seguir seus próprios caminhos e estabelecem um novo ciclo de vida, atingindo expectativas de até dez anos em indivíduos saudáveis.

6. O gato doméstico

(Fonte: The Guardian / Reprodução)(Fonte: The Guardian / Reprodução)

Conhecida como "gato doméstico" pelos patagônicos, a suçuarana, diferentemente de seus primos leão e tigre, não ruge, mas ronrona. Além disso, o animal possui um corpo esquio semelhante ao de felinos de estimação, porém em escalas muito maiores.

7. Importância ecológica

(Fonte: fps2 / Reprodução)(Fonte: fps2 / Reprodução)

Por ser um animal essencialmente carnívoro, o leão-das-montanhas é importante para a manutenção do ecossistema em que vive. Mesmo sendo veloz e um exímio caçador, ele possui preferências a presas debilitadas, regulando o equilíbrio das espécies e contribuindo para que doenças não sejam transmitidas em larga escala pela natureza.

Você sabia que o Mega Curioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.