Ciência
22/02/2022 às 08:00•2 min de leitura
Talvez, você já tenha se assustado ao se deparar com uma aranha-de-jardim enquanto admirava as flores do quintal. Contudo, será que há motivo para ter tanto medo desse bichinho?
A chamada aranha-de-jardim também é conhecida como aranha-lobo, aranha-de-grama e até mesmo tarântula. No entanto, seu nome científico é Lycosa erythrognatha. Além de viver no Brasil, esse tipo de aranha também pode ser encontrado no Paraguai, Argentina e Uruguai.
Com cerca de 5 cm, a aranha-de-jardim não usa a sua teia para capturar suas presas, mas, sim, apenas para imobilizá-las e guardá-las.
(Fonte: Reprodução/Filipe Idalgo)
Sim. Essa aranha tem veneno, mas ele não costuma ser um risco de vida para os humanos. Normalmente, a picada dessa aranha só causa vermelhidão no local. Caso a pessoa verifique inchaço, coceira e dor aguda, deve procurar atendimento médico, pois há a possibilidade de ela ser alérgica ao veneno da aranha.
Trata-se de um cenário semelhante ao de quem é alérgico à picada de abelhas. A maioria das pessoas sente um forte incômodo ao ser picada por esse inseto, mas apenas uma minoria corre risco de vida devido ao contato com o veneno.
Não há motivos para matar esse animal, pois ele não representa risco para a sua saúde. O instinto dessa aranha é fugir dos humanos. Então, dificilmente ela atacará uma pessoa.
Lembre-se que esse animal desempenha um importante papel na redução de insetos, como moscas, pernilongos e baratas — e esses animais são muito mais desagradáveis do que essa aranha, não é mesmo?
Raramente você vai encontrar uma aranha-de-jardim nas suas roupas ou calçados. Esse animal realmente gosta de ficar em jardins, gramas, moitas etc. O ambiente abafado, dentro de armários, por exemplo, não é de seu interesse. Sendo assim, as chances de ver essa aranha dentro da sua casa é mínima, mesmo que você tenha muitas plantas no interior dos ambientes.
(Fonte: Reprodução: Rafael Mariante/Arquivo Pessoal)
As aranhas não fazem parte da lista de animais prediletos dos brasileiros, mas, será que elas merecem tanto o nosso desprezo? Existem mais de 48 mil espécies de aranhas em todo o mundo. Dessas, apenas 0,4% representam risco à nossa saúde.
O maior grupo taxonômicos de aranhas que existe é o da família Salticidae. Esse grupo inclui as aranhas-papa-moscas. Você provavelmente já as viu na sua casa, certo?
Ao contrário das aranhas-de-jardim, as papa-moscas amam ficar dentro dos imóveis. Ficou com medo? Relaxe! Elas são ainda mais inofensivas que as tarântulas.
Para ser considerado uma aranha, o bichinho precisa ter quatro pares de patas, não tem jeito. Contudo, os oito olhos não são uma regra. Algumas aranhas têm menos pares de olhos e outras, pasmem, não tem nenhum olhinho.