Por que gatos adoram deitar na pia?

24/04/2022 às 08:002 min de leitura

Para quem é dono de gato, uma cena parece se repetir frequentemente: você entra no banheiro para fazer suas necessidades ou lavar as mãos e o seu felino está lá todo debruçado dentro da pia. É quase como se aquele pedaço de porcelana fosse um belo colchão côncavo superconfortável para eles — e saiba que essa não é uma particularidade apenas do seu gato.

Ao que tudo indica, essa bizarra ação é um verdadeiro ato universal dos gatos e costuma despertar bastante curiosidade nos seres humanos. Por esse motivo, nos próximos parágrafos vamos falar sobre a razão do seu gato adorar a pia do banheiro e como evitar que isso volte a acontecer no futuro. Veja só!

Gatos e banheiros

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

Em termos científicos, não existe nada nem remotamente concreto que diga ao certo o porquê gatos serem tão viciados em deitar na pia do banheiro. Porém, existem algumas teorias que podemos comentar sobre o tema. A primeira delas é que os felinos realmente se sentem atraídos pela curvatura da cerâmica.

Nesse caso, os gatos se sentiriam aninhados e seguros ao deitar na pia e por isso optariam por ficar ali. Essa nova "cama" se assemelha a como eles dormem em uma ninhada, com pressão contra seus corpos — facilitando o sono.

Além disso, ficar na pia também pode trazer alguns benefícios para os nossos bichanos: caso o seu gato tenha ficado em uma área mais quente da casa por boa parte do dia, a superfície fria da pia pode ser tudo que ele está precisando. As pias também costumam estar em uma parte tranquila da casa, dando ao gato um alívio muito necessário ao estresse do dia. Por fim, as pias normalmente ficam em uma parte mais elevada do cômodo, o que fornece a sensação de domínio e ponto de vista privilegiado ao animal.

Evitando gatos na pia

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

Talvez você não seja a pessoa que se incomoda em ter um gato na pia. No entanto, por questões higiênicas, é melhor evitar manter o seu animal de estimação em contato com o lugar em que você lava as mãos e escova os dentes. Por esse motivo, é bom saber quais as melhores formas de impedir o seu gato de ficar ali.

A primeira hipótese é manter sempre a porta fechada em ambientes com pias. Dessa forma, eles não terão como entrar no local e se acomodar na cerâmica. Porém, se você ainda assim quiser dar liberdade para seu animalzinho, você pode colocar fita dupla face ou papel alumínio no balcão.

Em geral, os gatos detestam superfícies pegajosas ou a textura do papel alumínio. Com um pouco de treino, seu felino não irá mais se arriscar nessa aventura e deixará as suas pias em paz. Vale a pena tentar, né?

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: