Cachorros realmente conseguem enxergar assombrações?

27/10/2022 às 11:002 min de leitura

Quem nunca levou um susto com seu animal de estimação latindo nervosamente para o "nada", não sabe o que é medo de verdade! Os superpoderes dos cães são bem conhecidos, principalmente entre os donos de pet. A audição de um cachorro, por exemplo, é bastante aguçada, fazendo com que eles consigam ouvir 4 vezes mais que os humanos.

Sua visão também é muito mais desenvolvida. Ou seja, mesmo coisas inaudíveis e invisíveis para os humanos podem ser percebidos por eles. Mas será que isso poderia ser indício de que os cachorros conseguem detectar e enxergar assombrações? Há alguns comportamentos dos cãezinhos que podem ser considerados um tanto quanto suspeitos e levantar essa possibilidade, principalmente com a chegada do Halloween. Vamos descobrir!

Comportamentos suspeitos

Latir para o 'além', fugir de algo que não conseguimos determinar e até mesmo encarar algo invisível por um tempo longo demais estão entre alguns dos gestos suspeitos que assustam e fazem parecer que os cães podem enxergar assombrações. O motivo pelo qual isso ocorre, no entanto, não está totalmente esclarecido.

A interpretação de como eles se comunicam é o que gera ainda mais dúvidas sobre essa hipótese. Hoje, por exemplo, os botões que gravam sons e permitem aos cães se comunicarem por meio deles ganharam a internet. 

E graças a essa nova forma de "falar", vemos os pets expressando seus desejos e o que estão pensando num dado momento. No vídeo abaixo, temos um desses casos misteriosos em que um cãozinho avisa que chegou 'alguém estranho' em casa, apesar de ninguém visível ter aparecido. Preocupado, ele também indica que o estranho estaria nas escadas.

Observar é importante

Não podemos nos esquecer do fato que cães possuem memórias e sentimentos que explicam muitos comportamentos incomuns e  a inquietação que eventualmente os domina por um momento. Latir para o "nada", por exemplo, pode ser o jeito dele tentar se comunicar com outro animal que está a quilômetros de distância. Observar o pet também é importante para perceber se ele está com alguma doença ou desconforto.

A verdade é que existem muitas coisas que os doguinhos podem perceber, escutar e enxergar que os humanos sequer desconfiam. Apesar de não existir nenhuma evidência concreta ou estudo que prove que cachorros podem ver fantasmas, espíritos ou assombrações, no final das contas, isso depende mais da crença de cada um sobre a existência desses seres de outra dimensão. 

E apesar dessa resposta ser decepcionante, por ora, o que sabemos com toda a certeza é que graças a esses superpoderes caninos, vemos eles dedicados ao longo do dia, sempre dispostos a ajudar quem está ao seu lado.

Para finalizar, como um exemplo muito bonito disso, temos o caso de um cãozinho simpático que sempre avisa sua tutora sobre suas variações do nível de açúcar no sangue, mostrando não apenas sua empatia, como também a alta capacidade de perceber alterações que não são detectáveis sem o uso de aparelhos específicos.

Atentos e extremamente carinhosos, os cachorros ficam ao lado dos humanos nos momentos alegres, mas também nos mais difíceis, auxiliando pessoas que possuem condições especiais ou mesmo quem encontra no pet uma companhia essencial e insubstituível.

Fonte
Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: