Como seu cachorro sabe que alguém está chegando?

11/08/2022 às 08:002 min de leitura

Se você é dono de um cão, provavelmente já se deparou com ele esperando por você na porta de casa ao chegar de uma tarde de trabalho. Ou então, seu cachorro tende a latir para a porta antes mesmo de uma visita chegar. Logo, a grande questão é: como os cães sabem quando alguém está para chegar?

As habilidades antecipatórias dos cachorros é um assunto que atrai muitos olhares na comunidade científica e, por conta disso, diversas teorias já foram fundamentadas sobre o tema. Curioso para saber como tudo isso funciona? Durante os próximos parágrafos, nós abordaremos algumas das principais possibilidades. Veja só!

1. Olfato potente

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

Uma das características mais marcantes dos cães é o fato deles terem uma capacidade olfativa fenomenal. Por esse motivo, departamentos de polícia trabalham com esses animais para farejar drogas ou até mesmo para encontrar pessoas desaparecidas.

E se um cachorro é capaz de fazer tudo isso, é de se pensar que ele também seria capaz de sentir o seu cheiro de longe. Essa é uma hipótese menos provável se você estiver dentro de um carro, mas altamente possível caso você volte para casa caminhando.

O motivo? Caso o vento esteja soprando na direção certa, um cão seria capaz de sentir o cheiro de seu dono andando na rua a até 1,6 km. 

2. Conexão com humanos

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

Cães e humanos são melhores amigos a dezenas de milhares de anos. Sendo assim, tornaram-se cães guias para pessoas com deficiência, trabalham no suporte de pessoas com problemas psicológicos e até mesmo já participaram de guerras por nossa conta.

E o grande motivo deles serem parceiros tão bons é a sua capacidade de captar pequenos sinais ambientais, como linguagem corporal ou sons específicos que podemos não notar. Estudos mais recentes indicam que os nossos bichos de estimação sabem até mesmo distinguir quando estamos felizes.

Logo, é possível que os cães reconheçam o som do nosso caro se aproximando de casa e associem esse barulho com a nossa chegada. Ou então, qualquer outro som que aconteça rotineiramente quando retornamos a nossa moradia pode servir como gatilho para que eles se aproximem da porta rapidamente.

3. Reações ao redor

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

Como dito anteriormente, os cães são altamente perspicazes e conseguem notar mudanças ao seu redor. Com isso, ele pode estar reagindo aos sinais de outra pessoa dentro do domicílio antes da chegada de uma visita ou o retorno de um morador. Não entendeu? Veja alguns exemplos.

Se uma pessoa de um casal está para voltar para casa, é possível que o outro parceiro esteja realizando certas tarefas domésticas que mostram ao cachorro que alguém está para chegar. Isso também serve para atos como preparar o jantar, colocar correspondência na mesa e por aí vai. 

4. Ressonância de Rupert

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

Na visão do pesquisador Rupert Sheldrake, os cachorros sabem quando estamos chegando em casa por conta de um campo mórfico cultural. A teoria da Ressonância de Rupert diz que o universo vive dentro de um grande campo de informação compartilhado, onde a natureza e os seres vivos trocam informações entre si.

Logo, cada indivíduo herda uma memória coletiva de membros anteriores da espécie e também contribui para a memória coletiva futura. Isso faria com que um cão recebesse um tipo de sinal biológico e além de sua própria memória para saber o momento exato em que o seu dono chegaria em casa — até mesmo minutos antes disso realmente acontecer.

Essa hipótese, porém, é altamente contestada pela maioria dos pesquisadores e nunca ultrapassou o campo teórico. Portanto, ainda não estamos nem perto de poder afirmar que os seres vivos compartilham uma grande mente.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: