6 práticas que machucam emocionalmente seu gato

24/11/2022 às 08:003 min de leitura

Por mais que os gatos tenham a reputação de serem frios e insensíveis, seus donos sabem que isso não poderia estar mais longe da verdade. Mesmo quando apresentam um perfil mais independente, os felinos sempre encontram pequenas formas de expressar seu afeto por seus parceiros humanos, seja pedindo colo, carinho ou simplesmente os seguindo por todos os cantos da casa.

E como qualquer criatura, os bichanos também podem acabar magoados com alguns de nossos comportamentos, então, confiram abaixo uma lista com seis práticas que podem ferir os sentimentos do seu companheiro peludo.

1. Não limpar a caixa de areia

(Fonte: iStock/Reprodução)(Fonte: iStock/Reprodução)

Sendo animais extremamente higiênicos, os gatos odeiam muito precisar fazer suas necessidades em um local sujo. Por mais que muitas marcas de areia, granulado de madeira ou sílica prometam evitar cheiros fortes por vários dias, é importante recolher os dejetos diariamente para o conforto do felino — e para que ele não decida escolher outro ponto da casa como o novo banheiro. 

Afinal, quem em sã consciência iria se sentir confortável em usar um vaso sanitário que ninguém deu descarga há quase uma semana?

2. Fazer barulhos altos

(Fonte: Pixabay/Reprodução)(Fonte: Pixabay/Reprodução)

Se gritaria e barulheira podem ser incômodas para os ouvidos de muitos humanos, para os gatos é ainda pior. Devido a sua audição extremamente aguçada, eles podem acabar experimentando uma condição chamada "estresse acústico", causada por excesso de ruídos no ambiente. Então, falar muito alto ou ouvir música no último volume pode magoar o seu bichano, o levando a sentir que você não respeita as sensibilidades dele.

É claro que nem sempre podemos evitar esse tipo de situações ruidosas, por isso, uma dica é deixar seu gatinho em um ambiente mais silencioso e isolado para evitar estressá-lo até toda a agitação passar e ele poder voltar à rotina.

3. Deixar a comida velha

(Fonte: Pixabay/Reprodução)(Fonte: Pixabay/Reprodução)

Uma das gafes mais comuns cometidas por donos de gatos é deixar a comida na tigela por muito tempo, principalmente no caso da ração seca. Por mais que pareça uma ação inofensiva, ela ativa em muitos felinos o instinto ancestral de evitar carne rançosa que poderia causar doenças.

Então, para escapar dos miados indignados por melhores direitos alimentares, a dica é determinar horários para as refeições do seu amiguinho, colocando no pote somente aquilo que ele consegue comer. Porém, se isso for inviável para sua rotina, sempre pode tentar jogar os grãos de volta no saco de ração para misturá-los com os frescos, e torcer para seu gatinho não descobrir a tática.

Vale lembrar que o mesmo instinto da ração também se aplica para água, então, não se esqueça de limpar e reabastecer com frequência o recipiente para mantê-lo hidratado.

4. Provocações

(Fonte: Pixabay/Reprodução)(Fonte: Pixabay/Reprodução)

Alguns comportamentos como puxar o rabo, bagunçar o pelo ou pegar no colo um gato que não gosta disso podem ser considerados antagônicos e confusos, agitando o bichano e o fazendo sentir que sua segurança está comprometida. 

Deixar de lado essas "brincadeirinhas" provocativas é essencial para transmitir confiança e proteção para o seu felino, que pode acabar evitando contato com humanos ou até tentando fugir de casa por causa desse tipo de atitudes.

5. Tirá-los do caminho

(Fonte: Pixabay/Reprodução)(Fonte: Pixabay/Reprodução)

Gatos são criaturas extremamente curiosas e sempre preparadas para "ajudar" seus donos em várias tarefas diferentes. E embora em alguns momentos seja necessário afastá-los para sua própria segurança, não significa que eles não vão ficar magoados com o ato.

Por isso, antes de remover seu peludinho xereta, dê um segundo para que ele possa se envolver na situação, faça um carinho e então o redirecione delicadamente para um lugar mais conveniente.

6. Negligência e longos períodos de ausência

(Fonte: Pixabay/Reprodução)(Fonte: Pixabay/Reprodução)

Entre as ideias erradas que as pessoas têm sobre os gatos está a noção de que eles não são criaturas sociais. Pelo contrário, até o mais arisco da espécie pode se beneficiar do contato com seus donos, retribuindo a afeição de sua própria maneira.

Falta de atenção, interações ou brincadeiras, além de períodos prolongados de ausência humana podem deixar os bichanos muito desanimados ou até mesmo deprimidos. Portanto, se você tem uma rotina agitada, não se esqueça de separar um tempo para apreciar momentos de qualidade com seu peludinho, afinal, não é só porque ele é independente que não sente a sua falta.



NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: